Da Redação
A Prefeitura de Divinópolis, a partir da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo (Semdes), vem monitorando nas últimas semanas a situação a partir de contatos com a Invest Minas, agência de promoção de investimentos do Governo de Minas Gerais.
A partir da divulgação da decisão da Heineken em abortar o projeto original em Pedro Leopoldo, o município de Divinópolis se colocou formalmente como um possível destino para receber a fábrica da cervejaria.
O prefeito Gleidson Azevedo realizou, ainda nesta terça-feira, contato com a diretoria da Heineken, apresentando a receptividade de Divinópolis com o projeto. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo levantou as diretrizes demandadas pela Heineken para sua escolha, que incluem disponibilidade de área de grande porte, próxima a um rio despoluído de alta vazão. A companhia ainda destaca a importância da água como insumo fundamental para a produção, demandando uma região com substancial disponibilidade de água subterrânea.
A formalização da manifestação de interesse em receber a planta produtiva da Cervejaria Heineken apresenta apontamento de áreas do município de Divinópolis com porte demandado localizadas próximas do fluxo hídrico, detalhamentos geológicos de águas subterrâneas da região, informações sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Pará, bem como dados sócio-econômicos do município.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Luiz Angelo Gonçalves, ressaltou a importância socioeconômica de um empreendimento desse porte na região Centro-Oeste.