Da Redação
Em razão da passagem do Dia de Reis, que é comemorado nesta quarta-feira, a Secretaria Municipal de Cultura divulgou um vídeo contando a história desta festa comemorada pela Igreja Católica. Esta data também é chamada de Epifania do Senhor ou Festa dos Reis Magos.
Para que esta data, tão importante para a Cultura Popular de Divinópolis, não passasse em branco, o vídeo foi feito, com o apoio da Congadiv, através de seu presidente, Arnaldo Mesquita Santos Júnior.
Vídeo
No vídeo, o presidente conta um pouco da história desta tradição.
— Tradição antiga de sair pelas ruas das nossas cidades, repetindo os gestos dos reis Baltazar, Gaspar e Belchior, de levar os presentes, ouro, incenso e mirra ao menino Deus. Agora as nossas folias saem, recolhendo presentes, donativos que também serão doados. As folias repetem os gestos das visitas, chegam às casas, cantam, pedem licença, levam a bandeira do Deus Menino com os reis ao seu redor. Abençoam as casas, cantam pedindo e cantam agradecendo — lembrou.
Missa
Em razão da pandemia do coronavírus e do decreto que instituiu a Onda Vermelha em Divinópolis, a Missa de Santos Reis, que aconteceria no dia 3 de janeiro, celebrada pelo Frei Leonardo, teve que ser cancelada. — Neste momento, o melhor presente que nós podemos dar ao Menino Deus é cuidar uns dos outros, para que depois, nós possamos, com muita alegria, todos juntos, nos reunirmos saudáveis, montar o grande presépio das nossas folias, das nossas festas e das nossas tradições — destacou.