Da Redação
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria de Cultura (Semc) e da Gerência de Tecnologia da Informação, lançará, na próxima segunda-feira (10/10), em sua página oficial, um link para acesso digital aos acervos do Arquivo Público Municipal e também o Mapa Cultural do município.
O primeiro e principal objetivo do Arquivo Público Digital é fornecer acesso a todos os acervos aos pesquisadores, estudantes, professores e aos cidadãos em geral, com conteúdos digitais sobre a Administração Municipal, a história local, os personagens que construíram e constroem o progresso de Divinópolis.
Para o secretário de Cultura, Diniz Borges, são vários os benefícios com esta digitalização.
— Estaremos informatizando a Cultura, facilitando a vida de tantas pessoas que não tem tempo de ir ao Arquivo Público para fazer pesquisas. O Mapa Cultural será a oportunidade que os artistas terão de divulgarem seus eventos e tornar a cultura mais acessível — destacou.
Serão disponibilizados diversos acervos como:
– Acervos fotográficos – retratam a cidade, personalidades, eventos e seu desenvolvimento, nestes 110 anos de história.
– Acervo jornalísticos – apesar de lacunas, foram recuperados, preservados e digitalizados e por representar um período significativo da história do município e que não se encontram em livros.
– Acervo bibliográficos – coleção Divinopolitana, cujo objetivo principal é fornecer subsídios a pesquisadores e interessados sobre a história local – exemplares de livro.
– Acervo Documental – a coleção é constituída por documentos textuais como: ofícios, relatórios, correspondência expedidas e recebidas, convites, folhetos e eventos diversos relativos a cidade e a gestão administrativa da cidade.
– Acervos cartográfico, filmográfico e fonográfico que estão em fase de construção / digitalização dos acervos.
– No campo “Fale Conosco” – o consulente poderá estar em contato com o Arquivo Público Municipal de Divinópolis, solicitar informações sobre os acervos já digitalizados e recuperados para a pesquisa histórica.
– Mapa Cultural – nele o artista fará seu cadastro e conseguirá acessá-lo para divulgar seus eventos, divulgando a cultura em tempo real à todas as pessoas, além de deixar seus dados cadastrais para Leis Paulo Gustavo e Lei Aldir Blanc II e demais casos que se fizerem necessários.