Da Redação
Em um marco histórico para a saúde pública, o Complexo de Saúde São João de Deus ( CSSJD) iniciará nos próximos dias a reforma completa dos quartos do Setor 4 – Internação Cirúrgica SUS. Essa iniciativa inovadora e transformadora demonstra o compromisso inabalável do CSSJD com a segurança, humanização, qualidade e a modernização do atendimento à população.
A reforma da Unidade de Internação Adulto contemplará as melhorias em 11 quartos de enfermaria, sendo seis com quatro leitos e cinco com dois leitos, além de dois quartos de isolamento, totalizando 36 leitos. Os quartos, divididos em enfermarias e isolamentos, serão totalmente revitalizados, com:
Conforto e Modernidade: Pintura das paredes e tetos, trocas de pisos, instalação de bancadas em granito, novas louças e metais, instalação de novas esquadrias, barras de apoio nos sanitários para portadores de necessidades especiais e troca de luminárias;
Acessibilidade Universal: Cinco quartos serão adaptados às pessoas com necessidades especiais, promovendo a inclusão e a dignidade;
Segurança e Higiene: A estrutura física e os fluxos de atendimento serão otimizados, garantindo a segurança dos pacientes e a qualidade da assistência. Além disso, haverá sanitários públicos e para funcionários, tanto masculinos quanto femininos.
Com um investimento de R$ 3.200.000,00, a reforma está em conformidade com a legislação vigente, incluindo a Resolução ANVISA – RDC nº 50/2002. Além da reforma dos quartos, o projeto contempla:
Farmácia Satélite: Facilitação no acesso e maior rapidez na entrega dos medicamentos para os pacientes do hospital;
Salas Administrativas e de Atendimento: Espaços otimizados para o trabalho da equipe e o conforto dos pacientes, composto por salas administrativas/coordenação; prescrição; serviço; faturamento; utilidades (abrigo de resíduos/expurgo) e descanso de enfermagem;
Infraestrutura Completa: Copa, Posto de Enfermagem, salas para guardar macas, além de salas de equipamentos e rouparia; depósito de material de limpeza (DML) e arsenal (guarda de materiais esterilizados).
A diretora executiva – CEO do CSSJD, Elis Regina Guimarães, explicou o motivo pelo qual a reforma dos quartos nos setores SUS é minuciosa para serem realizadas.
— Primeiramente, é essencial explicar que a fiação e o encanamento dos quartos são compartilhados entre dois quartos adjacentes. Isso significa que, para garantir a segurança e a funcionalidade de todos os sistemas, as obras precisam ser realizadas em pares de quartos, de dois em dois. Esta abordagem é necessária para evitar interrupções no fornecimento de água, eletricidade e outros serviços essenciais que são vitais para o bom funcionamento do Complexo de Saúde e, principalmente, para o bem-estar dos nossos pacientes. Além disso, estamos comprometidos em assegurar que a assistência continue sem interrupções, uma vez que, ao bloquear dois quartos para reformas, estaremos reduzindo até oito leitos por vez. Ao realizar as obras de forma sequencial, podemos garantir que sempre haja quartos disponíveis para acomodar os pacientes e assegurando que todos recebam os cuidados de excelência que necessitam — informou.
O diretor presidente do CSSJD, André Waller, disse sobre a importância desta reforma nos setores SUS e como ela contribuirá para a melhora dos atendimentos.
— Foram anos de espera para chegarmos a este momento histórico no São João de Deus. A reforma dos quartos da Internação Clínica do SUS é um projeto sonhado e aguardado para a melhoria de nossos serviços. Ao modernizar nossas instalações, estamos fortalecendo nosso compromisso com a segurança e o bem-estar dos pacientes. Esta iniciativa vai além da atualização física dos espaços, ela simboliza nosso empenho em oferecer uma assistência mais humana e eficiente. Com a criação de ambientes mais confortáveis e funcionais, garantimos que cada paciente tenha uma experiência de cuidado digna e respeitosa. Estamos determinados a continuar sendo uma referência em saúde, oferecendo serviços que realmente fazem a diferença na vida das pessoas que servimos — pontuou.