Da Redação
O Complexo de Saúde São João de Deus apresentou nesta sexta-feira (2), o balanço dos atendimentos realizados às crianças que aguardavam internação na UPA Padre Roberto e foram transferidas para a instituição. A Prefeitura e o CSSJD firmaram um aditivo no contrato que inicialmente teria duração de 60 dias e posteriormente, foi estendido por mais 30 dias, até o dia 27 de julho.
O contrato previa a utilização de 12 leitos de enfermaria e 2 leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) pediátrica. Durante os 90 dias, foram atendidas 152 crianças. Dessas, 29 foram encaminhadas para UTI, das quais quatro precisaram permanecer em isolamento por necessitarem de cuidados especiais para evitar a propagação de infecções.
As outras 123 crianças foram internadas na enfermaria, das quais 40 ficaram em isolamento por terem quadro de doenças infecciosas ou necessidade de proteção imunológica. Desde a assinatura do termo aditivo, no fim de abril, o São João de Deus recebeu quatro crianças transferidas da UPA em abril, 64 em maio, 42 em junho e outras 42 em julho.
Dentre os casos recebidos, 67% envolveu problemas respiratórios, como pneumonia, bronquiolite, influenza e asma. Além desses casos, também foram registrados casos de dengue, apendicite e fraturas. Atualmente, a instituição está com oito crianças, sendo sete na enfermaria e uma na Unidade de Terapia Intensiva. Todas continuarão recebendo o tratamento e cuidados necessários até que estejam aptas a receber alta hospitalar.