Da Redação
O Secretário Municipal de Saúde e Gerente do Fundo Municipal de Saúde do Município de Divinópolis, Alan Rodrigo da Silva, instituiu a Comissão Municipal de Nefrologia (CMN). Foram nomeados sete servidores municipais para ocupar a nova comissão instituída pela Portaria Nº 186/2021 e publicada no Diário Oficial dos Municípios nesta segunda-feira (28/06).
A CMN atuará em conformidade com as portarias do Ministério da Saúde, leis e decretos emanados de órgãos e instâncias regulamentadoras de assistência em nefrologia, buscando o aperfeiçoamento de suas ações. É de competencia da comissão a organização, monitoramento, controle, avaliação e vigilância da atenção aos serviços da nefrologia e transplantes no âmbito do SUS. E, independente de programação, nos casos que julgar necessário, a CMN poderá intervir diretamente junto aos prestadores de serviços para garantir assistência ao usuário.
Segundo o secretário de saúde Alan Rodrigo, as inspeções e auditagens in loco serão realizadas quando necessário e sem aviso prévio e a CMN tem a função de zelar pelos princípios e diretrizes preconizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “A CMN é de extrema importância para garantir o acesso integral do usuário. Agora com comissão vamos acompanhar de perto se o paciente recebeu o atendimento adequado”, destacou o secretário de saúde.
Foram nomeados Dr. Flávio Augusto de Morais, Dra Lilian Souza de Carvalho, Jordânia Santos Gonçalves, Patrícia Correa Santos Ferreira, Priscila Fernanda Israel Campos, Yascarah Dutra da Silva e Rafael Otaviano Ribeiro da Silva.