Da Redação
Os comerciantes de Divinópolis e região Centro-Oeste de Minas estão otimistas com as vendas para o Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho. Segundo levantamento da Fecomércio/MG, a data impacta diretamente 67,5% dos lojistas da região. Em nível estadual, 45,4% esperam crescimento nas vendas em relação a 2024, motivados por otimismo (44,2%), valor afetivo da data (38,8%) e ações promocionais (20,9%).
Para alcançar esse resultado, os comerciantes pretendem investir em estratégias como divulgações (53,1%), promoções (43,4%), atendimento diferenciado (19,9%) e propagandas (16,4%). As redes sociais são o principal canal: Instagram (83,1%), WhatsApp (68,2%) e Facebook (24,8%) lideram como meios de divulgação e venda.
Segundo a economista Fernanda Gonçalves, da Fecomércio/MG, empresários que souberem explorar bem as ferramentas digitais podem obter melhores resultados financeiros e fidelização de clientes.
Sobre o comportamento dos consumidores, 47,6% das compras devem ocorrer na semana do Dia dos Namorados, enquanto 25,5% ocorrerão antes e 24,8% no próprio dia 11. A maioria dos comerciantes (81,1%) afirma que o estoque já está pronto.
O valor médio gasto deve variar entre R$ 70 e R$ 200. Quanto à forma de pagamento, lidera o cartão de crédito parcelado (30,1%), seguido por PIX (27,6%) e cartão de crédito à vista (24,8%).