Centro de Triagem de Animais Silvestres em Divinópolis pode recuperar até 3 mil animais por ano

0

Da Redação

 

Construído e mantido pela concessionária Via Nascentes, em parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e Supram Alto São Francisco, o Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras), em Divinópolis, tem sido essencial no atendimento a animais acidentados na MG-050 e em outras áreas da região Centro-Oeste. O Cetras está em funcionamento desde 2020 e alcança uma média de 250 animais atendidos por mês.

Localizado em uma área de 14 mil metros quadrados no Distrito Industrial de Divinópolis, o centro inclui um complexo de prédios e viveiros, totalizando cerca de 1.200 metros quadrados de construção, além de contar com uma Estação de Tratamento de Efluentes Líquidos Sanitários (ETE) própria. Este foi um projeto pioneiro da Via Nascentes em Minas Gerais, com espaços projetados para atender às necessidades específicas dos animais em todas as fases de tratamento e reabilitação, desde a triagem inicial até a reintrodução na natureza. O investimento no Centro de Triagem foi de aproximadamente R$ 5 milhões.

O Cetras dispõe de ambulatório, salas de cirurgia equipadas com tecnologia de ponta, áreas de recuperação e berçário para filhotes, além de espaços dedicados à quarentena de mamíferos, aves e rapinantes. Também possui viveiros específicos para tartarugas, jabutis, répteis, aves, mamíferos, primatas, e “gaiolas” para aves silvestres em reabilitação. A infraestrutura é complementada por um laboratório, biotério, sala de necropsia, área de resíduos e compostagem.

Para Bruno Novais, coordenador de meio ambiente da Via Nascentes, o Centro representa uma contribuição ambiental significativa: “Com este equipamento público, construído, equipado e entregue ao Estado de Minas Gerais através do IEF, reafirmamos nosso compromisso em preservar o meio ambiente e as espécies da nossa fauna, contribuindo de maneira positiva para a biodiversidade em nossa região.”

Além dos animais resgatados na rodovia, o Cetras também recebe animais provenientes de ações fiscalizatórias de órgãos ambientais. Atualmente, o estado conta com centros de triagem em Belo Horizonte, Montes Claros (Norte de Minas), Juiz de Fora (Zona da Mata) e Patos de Minas (Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *