Foto : Jorge Guimarães

 

Rede de Atacarejo terá a demanda de energia atendida por usina fotovoltaica em São Gonçalo do Abaeté  

Da Redação

 

A Cemig e o Mart Minas, líder no segmento do Atacarejo de Minas Gerais, concluíram a negociação de um contrato de autoprodução de energia. O acordo no Mercado Livre de Energia vai garantir o arrendamento de parte do parque solar da usina fotovoltaica (UFV) Jusante, no município de São Gonçalo do Abaeté. Essa unidade será responsável pela autoprodução de 20 megawatts de energia renovável, que abastecerá 62 lojas mineiras do Mart Minas e 19 lojas do Dom Atacadista, pertencentes ao grupo e localizadas no Rio de Janeiro.

O acordo foi assinado nesta quarta-feira (13/3) pelo presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi Filho, o vice-presidente de Comercialização da companhia, Dimas Costa, e os representantes do Mart Minas, na sede da rede supermercadista, na região Oeste de Belo Horizonte.

A construção do parque solar tem investimentos estimados em R$ 377 milhões. Deste total, R$ 108 milhões foram destinados para as duas usinas arrendadas para o Mart Minas e Dom Atacadista. O projeto foi desenvolvido integralmente pela engenharia da Cemig e viabilizado por meio de negociações entre as empresas.

A autoprodução é uma modalidade disponível no Mercado Livre de Energia, na qual as empresas geram sua própria energia, utilizando fontes renováveis e ecologicamente responsáveis. O modelo promove a independência energética por meio de diversas fontes de energia limpa, como a solar, eólica, biomassa e de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e reduz a dependência de fontes tradicionais, suprindo o abastecimento da empresa, sem que ela precise acionar outros geradores.

Dessa forma, o Mart Minas e Dom Atacadista se tornarão os primeiros clientes supermercadistas a operar com autoprodução de energia elétrica.

— Essa decisão demonstra o compromisso da empresa não apenas com a eficiência operacional, mas também com a sustentabilidade, pois a autoprodução de energia é uma maneira de contribuir com a descarbonização, além de otimizar recursos — avaliou o diretor administrativo e financeiro do Mart Minas, Matheus Neves.

O vice-presidente de Comercialização da Cemig, Dimas Costa, destacou as vantagens do Mart Minas ao se tornar um autoprodutor no Mercado Livre de Energia.

— Com este acordo, o Mart Minas terá redução de custos e previsibilidade dos gastos, podendo investir na autoprodução e garantir a autossuficiência energética. Outro ponto importante deste acordo para a Cemig é que essa inédita parceria com o Mart Minas no Mercado Livre de Energia está em sintonia com nossas estratégias de contribuir continuamente para o desenvolvimento sustentável —  explicou
 

Redução na emissão de CO2  

 

Com esse acordo, o grupo minimizará suas emissões de toneladas de CO2 representando uma redução significativa de carbono devido ao uso de energia limpa e renovável pela Rede de Atacarejo.

— A expectativa é que esse investimento resulte em considerável diminuição dos gastos energéticos das lojas, proporcionando uma gestão mais eficiente dos custos operacionais. Alinhado à missão da empresa de aumentar o poder de compra das pessoas, essa iniciativa favorece a manutenção de preços competitivos e uma experiência de compra mais vantajosa para os clientes. Estamos com os olhos voltados para o futuro e mobilizados para garantir a sustentabilidade das operações — avaliou o diretor administrativo e financeiro do Mart Minas, Matheus Neves.

— O contrato de longo prazo firmado com a Cemig, uma das principais empresas de energia do mundo, atesta a confiança mútua e solidifica as bases para uma parceria duradoura — afirmou o executivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *