Cemig destaca o uso seguro da energia elétrica durante encontro com estudantes em Divinópolis
Foto : Divulgação/Cemig
Objetivo é mostrar situações que causam o choque elétrico, que pode ter consequências graves e até fatais
Da Redação
Para difundir a forma correta de utilização da eletricidade e alertar sobre as diversas formas de exposição acidental à energia elétrica e seus efeitos indesejados, cerca de 500 alunos da Escola Estadual Patronato Bom Pastor, em Divinópolis, participaram de palestra ministrada pela Cemig, como parte da Campanha Externa de Prevenção e Acidentes com a População – Cepap, que a companhia realiza de forma permanente em todo o Estado.
As visitas às escolas de Divinópolis também são fruto de uma parceria com a rede estadual de ensino, com o objetivo de divulgar o Concurso Nacional promovido pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade – Abracopel, que vai premiar alunos de todo o país.
Durante o encontro, os estudantes conheceram o funcionamento do sistema elétrico e todo o caminho percorrido pela energia desde a usina hidrelétrica até as cidades, e como ocorre o registro do consumo dos diversos eletroeletrônicos em uma residência. Também conheceram os danos causados por curtos-circuitos provocados por árvores, pipas e outros objetos em contato com os fios de energia, e foram orientados sobre os cuidados para evitar acidentes com a rede elétrica.
Segundo o técnico de segurança da companhia, Raniere Henriques de Sousa, o choque elétrico pode ter consequências graves, como queimaduras e paradas cardiorrespiratórias, podendo ser fatal.
— Aproximar-se da rede elétrica ou encostar objetos nela pode acarretar graves acidentes. Mostrar esses riscos aos estudantes é uma das muitas ações realizadas continuamente pela Cemig como forma de orientação e prevenção dos acidentes desta natureza — afirma.
Acidentes domésticos podem ser evitados
De acordo com o técnico de segurança da Cemig, é importante que aparelhos com maior potência, como ar-condicionado, chuveiro elétrico e micro-ondas, tenham circuito próprio, para evitar acidentes.
— Um dispositivo que é muito popular nas residências brasileiras, mas que as pessoas devem evitar, é o uso de “Ts”, benjamins e extensões, que podem provocar sobrecarga de energia e curtos-circuitos em redes não preparadas para suportar a carga elétrica demandada, causando incêndios e até acidentes fatais — alerta.
Caso haja a necessidade de se ligar vários equipamentos em uma mesma tomada, o ideal é a utilização de um filtro de linha que, em caso de sobrecarga de energia, irá se desligar automaticamente. Mas vale destacar que os filtros de linha podem ser utilizados desde que seu dispositivo interno de proteção esteja operante e não tenha sofrido alterações.
Um hábito muito comum entre os jovens e que deve ser evitado, é falar ao celular com o aparelho ligado na tomada, recarregando a bateria. Também é comum dormir com o aparelho na cama ou embaixo de travesseiros.
— Nestas situações, há riscos de curto-circuito ou de superaquecimento da bateria, que podem provocar acidentes graves — alerta o especialista.
A utilização de equipamentos elétricos e eletrônicos no banheiro também requer bastante cautela, uma vez que a água é condutora de energia elétrica. “Após o banho, só devem ser utilizados secadores, barbeadores elétricos e chapinhas quando a pessoa estiver totalmente seca” – orienta.
Concurso Nacional sobre Segurança com a Energia Elétrica
Estão abertas as inscrições para a 12ª edição do Concurso Nacional Abracopel de Redação, Desenho e Vídeo – Etapa Regional da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel). A Cemig é parceira e patrocinadora deste projeto, que busca incentivar a participação de crianças, adolescentes e professores no desenvolvimento e disseminação dos conceitos de segurança no uso da eletricidade, engajando toda a comunidade para a prevenção de acidentes desta natureza.
Podem participar instituições públicas e privadas e alunos matriculados regularmente, com idades de 6 a 18 anos. Nesta edição, o tema das produções será “Eletricidade com Segurança”. As inscrições devem ser feitas até 31 de julho e podem ser realizadas pela internet ou pelo correio. Mais informações no site da Abracopel.