Da Redação
O Castramóvel, serviço do Centro de Referência de Vigilância em Saúde Ambiental (Crevisa), direciona a esterilização gratuita de cães e gatos, de 1 a 12 de fevereiro, aos bairros Mangabeiras e Maria Helena.
Para este serviço foram distribuídas 60 fichas de inscrição e todas elas já foram preenchidas. É importante destacar que, para utilização do serviço, a população deve aderir ao protocolo de saúde pública, disse Andreza Germano, coordenadora do Crevisa.
— É necessário usar máscara, não levar crianças e pessoas idosas, higienizar as mãos e evitar aglomerações, já que os residentes costumam ser acompanhados por familiares — destacou.
As visitas do Castramóvel em 2021 serão realizadas em áreas com maior concentração de cães e gatos, com prioridade para a periferia, onde os moradores têm maior dificuldade de levar o animal de estimação para esterilização.
— Nosso objetivo é atender maior número de pessoas para evitar aumentos descontrolados da população de animais de rua, que os faz vulneráveis a enfermidades e fome, lhes garantindo maior bem-estar — informou a coordenadora.
O Castramóvel consiste em um trailer equipado com unidade cirúrgica apta para castração, que é limpa diariamente para evitar a contaminação local. Ele oferece castração gratuita de cães e gatos através de procedimento cirúrgico realizado por um médico veterinário.
Seguindo o calendário de atividades do Castramóvel, divulgado pelo Secretaria Municipal de Saúde, de 18 a 26 de fevereiro, ele estará no Alto São Vicente e os moradores devem ficar atentos às inscrições. Logo depois o Castramóvel atenderá o bairro Candidés, de 1 a 12 de março e, de 15 a 26 de março, os bairros Frei Galvão e São Simão.