Da Redação
O cardeal americano Robert Francis Prevost foi eleito nesta quinta-feira (8) como o novo papa da Igreja Católica, sucedendo o Papa Francisco. Aos 69 anos, Prevost escolheu o nome Leão XIV e se torna o 267º pontífice da história da Igreja.
A eleição foi concluída após dois dias de Conclave no Vaticano, o mesmo período que marcou a escolha dos dois últimos papas: Bento XVI e Francisco. A fumaça branca, tradicional sinal de que os cardeais chegaram a um consenso, surgiu da chaminé da Capela Sistina às 13h05 (horário de Brasília), provocando expectativa entre fiéis de todo o mundo.
Cerca de uma hora depois, o anúncio oficial foi feito da sacada central da Basílica de São Pedro, com o tradicional pronunciamento “Habemus Papam”. O responsável pela proclamação foi o cardeal protodiácono Dominique Mamberti.
Prevost, nascido em Chicago, nos Estados Unidos, é considerado um líder experiente e com forte atuação pastoral e missionária. Ele vinha ocupando cargos importantes na Cúria Romana, incluindo a chefia do Dicastério para os Bispos.