Da Redação
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), novamente alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de colocar em dia as vacinas das crianças e adolescentes de 0 a 15 anos.
Por determinação do Ministério da Saúde, a campanha de multivacinação, iniciada em 1º de outubro, foi estendida para o dia 30 de novembro por conta da baixa cobertura vacinal. A meta é vacinar 95% do público-alvo até o fim da campanha.
No município, a imunização acontecerá em todas as unidades de saúde, de 8h às 16h. O uso de máscara é obrigatório nos locais de vacinação. Caso a criança ou o acompanhante estejam com sintomas de gripe, pedimos que respeitem o período de isolamento domiciliar determinado pelos profissionais de saúde.
Vacinas aplicadas
Na campanha de multivacinação, serão aplicadas, caso necessário, as seguintes doses: BCG (tuberculose); pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e um tipo de meningite); poliomielite; rotavírus humano; pneumocócica (pneumonia e otite); febre amarela; tríplice viral (sarampo, caxumba, rubéola); meningocócica; hepatites A e B; HPV; varicela e DTP/DTPa (difteria, tétano e pertussis).
Muitas das doenças citadas foram erradicadas ou possuem baixo número de casos no país. Portanto, a vacinação, como a única forma de prevenção, é fundamental para o controle destas doenças.