Por Gracielle Castro

A campanha da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) que mobilizou o setor empresarial para aquisição de capacetes elmo para serem doados a unidades de saúde pública do estado continua e, na região Centro-Oeste, conseguiu arrecadar junto ao setor empresarial mais 29 aparelhos que foram entregues na manhã de hoje, dia 8, para três unidades de saúde de Divinópolis e região. Ao todo, a região já recebeu 99 capacetes.

Nessa segunda etapa, a campanha contou com o grande apoio da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Divinópolis (ACID) do Sindicato dos Contadores de Divinópolis (SINCONDIV) e da Receita Federal. Para a Presidente da ACID, Alexandra Galvão, mais do que nunca, o momento exige união.

— Sabemos da nossa responsabilidade social; com esse envolvimento e engajamento poderemos realmente salvar vidas e manter os nossos empregos e nossos negócios. O caminho é a coexistência, precisamos encontrar esse equilíbrio — enfatizou.

O aparelho, uma invenção brasileira, é um suporte de ventilação não invasivo que evita em até 60% as intubações e auxilia na recuperação pulmonar.  O Complexo de Saúde São João de Deus recebeu mais 24 capacetes, outros dois foram para o Pronto Atendimento de São Sebastião do Oeste e três foram destinados à UPA de Santo Antônio do Monte, após doação de uma empresa da cidade.

A Enfermeira Responsável Técnica da UPA de Santo Antônio do Monte, Roberta Nunes de Castro, agradeceu o envolvimento dos empresários.

— Com essa doação vamos conseguir diminuir a necessidade de ventilação invasiva, teremos uma melhoria no prognóstico e protegeremos nossa equipe e os pacientes — afirmou.

De acordo com o Gerente Assistencial do CSSJD, João Francisco Alves, o Complexo de Saúde criou um protocolo terapêutico e já está utilizando os capacetes em alguns pacientes, com resposta positiva.

— O uso do capacete depende de orientação clínica; pode ser usado para evitar a intubação e também pós extubação e os prognósticos estão sendo satisfatórios —  explicou o enfermeiro.

Cada capacete custa, em média, R$ 1.200,00. As empresas que doarem acima desse valor terão a opção de direcionar o(s) capacete(s) para as entidades públicas e/ou filantrópicas que desejarem desde que estejam em situação de emergência.

O Presidente da FIEMG Regional Centro – Oeste, Eduardo Soares, destaca a necessidade de união de toda classe produtiva com objetivo de amenizar os efeitos da pandemia.

— O setor empresarial está empenhado em contribuir para que possamos passar por esse momento mantendo empregos e vidas — enfatizou o líder empresarial.

Empresários que queiram abraçar a causa devem enviar o comprovante de depósito ou transferência para o e-mail hicastro@fiemg.com.br ou para o whatsapp (37) 99803-4966, para que a FIEMG Regional possa identificar o valor arrecadado e destinar a quantidade correta de aparelhos para Divinópolis.

A conta para depósito é:

Banco: 756 – Bancoob / Agência – Cooperativa: 3330 – Sicoob Credifiemg – conta corrente 12.262-9, Favorecido – Federação das Indústrias de Minas Gerais – Fiemg, CNPJ 17.212.069/0001-81

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *