Campanha da Cemig arrecada mais de 29 mil absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade em Minas

Crédito das fotos: Cemig/Divulgação
Da Redação
Empregados da Cemig arrecadaram e doaram mais de 29 mil unidades de absorventes femininos a instituições de apoio e acolhimento a meninas e mulheres em situação de risco social, em diversas regiões de Minas Gerais. A ação faz parte da Campanha Dignidade Menstrual, promovida pelo Programa Você – Voluntariado Cemig, e integra as práticas de responsabilidade socioambiental da companhia (ESG).
A campanha tem como objetivo combater a pobreza menstrual, uma realidade que afeta milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade no país. A iniciativa também está alinhada ao Programa Federal de Dignidade Menstrual, conduzido pelo Ministério das Mulheres. De acordo com o Relatório Anual Socioeconômico da Mulher (Raseam 2025), o programa atendeu, até agosto de 2024, mais de 2 milhões de mulheres em todo o Brasil.
Apesar das iniciativas públicas e não governamentais, o problema ainda é grave. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), pessoas em situação de rua, privadas de liberdade ou em outras condições de extrema vulnerabilidade social e econômica são as mais impactadas pela falta de acesso a itens básicos de higiene menstrual.
Marina Oliveira, analista de Sustentabilidade da Cemig, destaca que a campanha busca garantir dignidade a quem mais precisa.
— As doações são extremamente importantes para complementar as iniciativas governamentais. Elas ajudam a garantir que todas as pessoas que menstruam possam ter acesso a produtos de higiene menstrual, promovendo a dignidade e a saúde — afirma.
Pérolas
No Oeste do estado, a Comunidade Terapêutica Pérolas, em Divinópolis, foi uma das instituições beneficiadas. Outras cidades também receberam as doações, entre elas Belo Horizonte, Ipatinga, Januária, Juiz de Fora, Montes Claros, Paracatu, Patos de Minas, Pouso Alegre, Sete Lagoas, Uberaba, Uberlândia, Varginha e Wenceslau Braz.
Para Lidiane Martins da Silva, presidente da Comunidade Pérolas, a doação representa muito mais do que a entrega de absorventes.
— A menstruação não pode ser motivo de vergonha, exclusão ou falta de acesso a produtos básicos de higiene. Garantir dignidade menstrual é promover saúde, equidade e respeito. Essa doação faz a diferença na vida de muitas pessoas que menstruam e enfrentam dificuldades para ter acesso a absorventes e outros itens essenciais — destaca.