Autoridades municipais prestigiam a inauguração da Apac

0

Da Redação

A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Governo (Segov) e da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa que as autoridades municipais, junto com representantes da saúde mental do município, prestigiaram na quarta-feira (15/2), a inauguração da nova sede da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac).

O assessor especial de Governo, Fernando Henrique, comentou os aspectos positivos da Apac.

— Divinópolis ganha muito com a instalação da Apac na cidade. A instituição já demonstrou em várias cidades que desempenha um trabalho sério, importante na reintegração social de condenados, oportunizando um cumprimento da pena com dignidade e concedendo oportunidades para mudanças de comportamentos e de vida.  Em consequência desse trabalho a sociedade também é imensamente beneficiada com os resultados positivos, tais como baixo índice de reincidência, baixo custo, ausência de violência e rebeliões, poucas fugas, e diminuição dos índices de criminalidade —  disse.

A vice-prefeita e secretária de governo, Janete Aparecida, ressalta a importância do programa.

— A Apac é um sistema prisional que realmente funciona na reinserção do apenado para a sociedade. É um sistema de correção que realmente funciona, apresentando 85% de sucesso, sendo pouco o número de reincidência dos presos. Alinhados com os conceitos de fé, trabalho e estudo, a Apac, auxilia o apenado a conseguir se reeducar e voltar a conviver em sociedade — destacou.

O evento também aproveitou para realizar a inauguração do Programa de Atenção Integral ao Paciente Judiciário (PAI-PJ).

Projeto PAI-PJ

O PAI-PJ é o programa de atenção integral ao paciente judiciário e objetiva, dentre suas funções, está acompanhar e auxiliar na assistência de saúde mental de pessoas, como réus ou sentenciadas, com transtornos mentais. A intervenção é avaliada e julgada por uma equipe multiprofissional e juízes que apontam a melhor medida judicial a ser aplicada, com a intenção de conjugar tratamento, responsabilidade e inserção social.

O gerente de saúde mental, Thiago Ramos, avalia o início das atividades do PAI-PJ em Divinópolis, como sendo um avanço para o município.

— Pessoas com transtornos mentais que, em algum momento, cometeram um crime, possuem as mesmas oportunidades de serem reinseridas na comunidade e em seus territórios de vivências e convivência, assim como todos nós. Os serviços de saúde mental do município farão parcerias com o PAI-PJ no acompanhamento desses casos. E isso só tem a contribuir para o aumento de qualidade na assistência de saúde mental das pessoas — afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *