Iniciado em maio, o projeto, que conta com o patrocínio da Via Nascentes e visa incentivar a arte e a autonomia financeira, já formou 60 alunos na cidade

As inscrições para as novas turmas se estendem até 10/10

 

Da Redação

 

Divinópolis receberá a exposição “Arte da Terra”, que reúne peças de cerâmica produzidas pelos alunos do projeto homônimo, patrocinado pela Via Nascentes. Aberta ao público, a exposição poderá ser visitada de 9 a 11 de outubro, das 19h às 21h, na Associação dos Moradores do bairro Santa Tereza. Além de apreciar as obras, os visitantes também poderão adquiri-las, reforçando o objetivo de promover a economia criativa e o empoderamento dos participantes como ceramistas.

 

Segundo a coordenadora do projeto, Fabiana Gracioli, as oficinas não apenas ensinam as principais técnicas de cerâmica, mas também capacitam os alunos a desenvolverem uma identidade própria em suas criações, auxiliando na precificação, divulgação e comercialização.

— Mais do que incentivar a arte cerâmica, o projeto oferece uma formação valiosa para jovens e adultos que buscam ampliar seus recursos financeiros. Outro ponto importante é que ele permite a produção tanto individual quanto coletiva, promovendo a interação entre os participantes — ressalta.

 

Com o sucesso da primeira etapa do projeto, novas turmas serão abertas para atender gratuitamente 60 novos alunos, focando em pessoas que nunca tiveram contato com a cerâmica. Direcionado a pessoas a partir de 15 anos, o curso oferece uma experiência completa, começando com um workshop inaugural. As inscrições estarão abertas até o dia 10 de outubro. As aulas começam no dia 14/10 e serão realizadas às segundas e quartas-feiras, das 14h às 17h, na Associação de Moradores do bairro Santa Tereza. Ao final do curso, uma nova exposição marcará a conclusão dos cinco meses de aprendizado.

 

Para a idealizadora do projeto, Patrícia Santos – gestora da Renovarte, a resposta do público foi muito positiva, ao ponto das vagas serem rapidamente preenchidas na região:

— A economia criativa é um motor essencial para o desenvolvimento econômico e social, pois a combinação de inovação, cultura e empreendedorismo transforma a criatividade em oportunidades reais de geração de renda e fortalecimento cultural. Organizamos uma lista de espera para esta turma e a demanda foi tão expressiva que estamos abrindo novas turmas, incluindo uma avançada — afirma.

 

Um dos participantes da primeira turma, o desenhista Clóvis da Silva, compartilhou sua experiência.

— O curso me proporcionou um amplo conhecimento sobre materiais, ferramentas e técnicas de modelagem e pintura. Foi tão produtivo que me sinto preparado para transformar essa paixão em um negócio — disse.

 

O projeto Arte da Terra é viabilizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com apoio do ProAC ICMS, patrocínio da Via Nascentes – concessionária do Grupo Via Appia – e produção da Renovarte Produtora Cultural, que realiza projetos artísticos através de leis de incentivo, como o ProAC e a Rouanet.

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *