AMIS realiza em Uberlândia um dos maiores eventos do interior de MG
Feira, exposição de marca, oportunidades de negócios e palestras com grandes especialistas do varejo marcam os dois dias da programação
Da Redação
Toda a relevância do setor supermercadista e fornecedor do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba e de regiões próximas estará representada num megaevento em Uberlândia, nos dias 13 e 14 de julho. É a volta, depois da pandemia, do Congresso e Feira de Supermercados do Interior (Superinter), que será realizado no espaço de eventos Castelli Master (Av. Lidormira Borges do Nascimento, 6.000).
A Superinter é organizada pela Associação Mineira de Supermercados (AMIS) e tem apoio das entidades: Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (ACIUB); Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberlândia (CDL-Uberlândia); Senac Minas (Sistema Fecomércio/Sesc/Senac); Sindicato do Comércio Varejista de Uberlândia (Sindicomércio) e da fundação Visite Uberlândia.
O evento é o maior encontro do interior de Minas Gerais e um dos maiores do interior em todo o Brasil voltado para diretores e profissionais de empresas de todos os portes de supermercados, atacados, atacarejos, padarias, mercearia e comércios similares e fornecedores do setor. Na última edição, em 2019, foi interrompido pela pandemia, o evento reuniu 5,8 mil participantes, de 84 cidades.
São dois dias de congresso com palestras, reuniões e debates sobre todas as mudanças e tendências do setor supermercadistas, especialmente das transformações ocorridas no segmento nos últimos dois anos.
— Um setor tão essencial a toda a sociedade como é o de supermercados precisa se atualizar continuamente, buscar novidades, debater tendências e propor alternativas aos constantes desafios do segmento. A Superinter é um evento extremamente importante nesse sentido, para empresários e profissionais de supermercados, sobretudo, numa região onde o segmento é tão expressivo e competitivo como no Triângulo e Alto Paranaíba — informa o Presidente Executivo da AMIS, Antônio Claret Nametala.
Para muitas pequenas empresas, o evento é a única oportunidade durante o ano para essa integração com demais empresários e profissionais do setor e atualização profissional da equipe. — Além de uma grade de palestras selecionadas com muito critério, com especialistas e grandes nomes do setor, a Superinter tem o propósito de, por meio da feira, promover o encontro entre fornecedores e supermercadistas para alinhar parcerias comerciais com vantagens para ambas as partes, mas, principalmente, com benefícios ao consumidor final — explica Claret.
A feira Superinter é composta de estandes de indústrias regionais, nacionais e internacionais para exposição de marcas, lançamentos de produtos, degustação e um ambiente propício para relacionamento comercial.
— Este é um momento para o contato direto com nosso fornecedor, para conhecer as novidades dos diversos segmentos de produtos expostos na feira. É também uma oportunidade de conhecermos fornecedores diferentes e assim trazer inovação ao mix para atender as demandas do nosso consumidor — ilustra o vice-presidente Regional da AMIS, em Uberlândia, Milson Borges, diretor da rede Supermaxi.
Ele ressalta ainda que o evento possibilita a troca de experiência entre os supermercadistas de diversas cidades para a discussão de temas comuns a todos do setor.
— É um ambiente diferente do que vivenciamos no dia a dia das empresas, porque saímos do nosso local de trabalho para ouvir os colegas e falar dos nossos desafios e soluções de problemas comuns a todos do setor — destaca.
Evento reflete relevância do setor
O Triângulo Mineiro e o Alto Paranaíba têm atraído cada vez mais investimentos do setor supermercadista. Em 2021, por exemplo, a região recebeu 15 novas lojas, maioria de grande porte. Movimento que se mantém neste e nos próximos anos. Só Uberlândia, por exemplo, segundo a prefeitura do município, vai receber aportes aproximados de R$ 300 milhões com instalações de redes supermercadistas dentro de dois anos. Ou seja, a Superinter é um ponto de encontro de todas essas potencialidades do varejo e da indústria fornecedora.
CMON – Oportunidade para pequenos negócios
Além da presença de grandes marcas regionais e nacionais, a Superinter abre espaço para pequenos empreendedores, como agricultores familiares; associações; cooperativas; prestadores de serviços e pequenas indústrias. Instalados em um espaço exclusivo dentro da área de feira, esses pequenos negócios têm a oportunidade de apresentar seus produtos diretamente a compradores das redes supermercadistas para negócios durante o evento ou futuras parcerias comerciais.
Esse trabalho compõe o Circuito Mineiro de Oportunidades e Negócios (CMON), projeto da Associação Mineira de Supermercados (AMIS), em parceria com o Sebrae Minas visando ao desenvolvimento desses pequenos negócios, e consequentemente, da economia regional. Por meio do CMON, os participantes são selecionados e treinados para o fornecimento de produtos compatíveis com as demandas do consumidor final nos supermercados.
Ação social
Além dos dois dias de qualificação, aprendizado e relacionamento estratégico, a Superinter tem ainda uma atuação social. Durante o evento, a AMIS promove uma campanha junto aos participantes e expositores para arrecadação de alimentos e produtos de higiene pessoal e limpeza doméstica que são destinados a entidades de assistência social da cidade.
Neste ano, a instituição beneficiada é o Lions International, entidade internacional de serviços humanitários. Os pontos de coleta das doações estarão localizados na entrada do evento. Os donativos serão entregues diretamente a representantes do Lions ao final da programação da Superinter.
Inscrições e programação: A Superinter é um evento empresarial gratuito aos participantes, porém com foco em empresários e profissionais do varejo.
As inscrições podem ser feitas em www.amis.org.br.
A programação completa está disponível NESTE LINK
Fonte : Associação Mineira de Supermercados (Amis)