Da Redação
Nove alunos da Escola Municipal São Geraldo conquistaram medalhas nas Olimpíadas Brasileiras de Astronomia e Astronáutica (OBA). A competição tem a missão de fomentar entre os jovens o interesse pela astronomia, astronáutica e ciências afins, e promover a difusão dos conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa.
A OBA é promovida anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos do ensino fundamental e médio, de todo o território nacional. Os alunos responderam uma prova com dez questões, aplicada simultaneamente em todas as escolas participantes, sendo sete perguntas sobre astronomia e três sobre astronáutica.
Foram conquistadas pela escola municipal três medalhas de ouro. Alice Rabelo Betoni, Lumina Wan Der Maas Soares e Marcelo Viera Cesar Campos do 2º, 4º e 5º ano do ensino fundamental, respectivamente, ganharam a premiação máxima.
Faturaram as medalhas de prata Maria Fernanda Silva Freitas (1º ano), Isabele Ribeiro (4º ano) Araújo, Gabriela Ribeiro Araújo e Alana Cristina da Silva Porto (5º ano). Laura Ferreira Barbosa do 2º ano e Adrian Filipe Silva Freitas do 3º ano conquistaram a premiação de bronze.
Para a Secretaria Municipal de Educação de Divinópolis, Andreia Dimas, participar de um evento como a OBA é essencial para valorização das inteligências múltiplas. — Sabendo-se que 2020 foi um ano de mudanças e desafios, receber já no início de 2021 a ótima notícia de que nove alunos da Rede Municipal de Ensino foram premiados na OBA é uma satisfação. Apesar de todos os desafios que a pandemia nos impôs, o esforço, a dedicação e o excelente trabalho dos professores, juntamente com o interesse dos alunos, e a participação imprescindível da família, nos proporcionaram este resultado excepcional — destacou.