Da Redação

 

O Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) é um programa de educação para a democracia realizado pela Câmara dos Deputados do Brasil e dirigido aos estudantes do ensino médio de todo o Brasil. Criado pela Resolução nº 12/2003 da Câmara dos Deputados, sua primeira edição, em 2004, foi regulamentada pelo Ato da Mesa nº 49/2004.

O PJB proporciona uma experiência de aprendizagem focada na juventude, que tem espaço para refletir sobre política, democracia e o papel do Poder Legislativo. Os participantes desenvolvem habilidades para o aprimoramento da participação política e para o exercício de uma cidadania ativa.

 

Representante 

 

A aluna Lauany Rodrigues de 16 anos que cursa o 2° ano do EMTI da Escola Estadual  São Vicente está representando a cidade de Divinópolis e a região Centro-Oeste no concurso Parlamento Jovem da Câmara de Deputados Federais, a aluna teve seu discurso pré-selecionado junto à outros três alunos de Minas Gerais. Passando agora para a etapa Nacional e dia 23 de outubro seu discurso será aberto para votação popular, se selecionada irá representar o Minas Gerais em Brasília e levar as demandas dos jovens mineiros para a Câmara Federal.

 

Bolsa auxilio 

 

Em seu discurso Lauany defende uma bolsa auxílio para alunos de baixa renda que estudam em escolas de tempo integral, o que evitaria a evasão dos alunos do ensino médio já que muitos precisam trabalhar.
Tatiane Cândida é a professora orientadora da aluna e tem o papel de auxiliar no processo de elaboração do discurso e na gravação do vídeo, que vai a votação popular. Ela destaca a importância da participação do jovem, nas políticas públicas e na busca de soluções para os problemas atuais.
O diretor Felipe Junio e o vice diretor Otavio Vinícius acompanham todo o processo com orgulho e ressaltam que a Escola Estadual . São Vicente, localizada no coração do Bairro Niterói,  é uma escola de tradição que oferece a 65 anos um ensino público gratuito de qualidade .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *