Crédito da Foto: Christyam de Lima

 

Da Redação

 

Os brasileiros têm se desdobrado na hora de economizar nas compras e despesas de casa e a alimentação pesa no bolso no fim do mês.  Um estudo do Centro Universitário Una, integrante do ecossistema Ânima, revelou que uma forma de economizar na feira doméstica é escolher frutas, verduras e legumes respeitando a sua sazonalidade, trazendo benefícios para a saúde, para o planeta e para o bolso.

Vinícius Teixeira Lemos, engenheiro agrônomo e professor titular da Una campus Bom Despacho, explica que o comércio oferece uma grande variedade de frutas, verduras e legumes, no entanto, muitos desses alimentos são produzidos e colhidos fora de sua época natural de safra.

— Para que isso seja possível, diversas tecnologias são utilizadas, tais como: uso de cultivares de maturação diferenciada, como precoce e/ou tardia; plantios em locais de diferentes altitudes, temperaturas e comprimento do dia; técnicas de cultivo protegido comum e hidropônico e uso de nutrientes naturais como precursor para postergar a maturação natural do alimento — disse.

O professor reforça que o alimento sazonal é aquele colhido na sua época natural de safra, sem a necessidade de intervenções.

 

Exemplos

 

São alguns exemplos de alimentos sazonais de março as frutas: abacate, abacaxi, ameixa, banana-maçã, banana-nanica, coco verde, figo, fruta do conde, goiaba, jaca, limão, maçã, mamão, mangostão, nectarina, pera, uva, pêssego, seriguela e tangerina. Já para verduras, podemos destacar acelga, alface, alho-poró, coentro, endívia, escarola, repolho, rúcula e salsa e os legumes são abóbora, abobrinha, berinjela, beterraba, cará, chuchu, gengibre, inhame, jiló, milho-verde, nabo, pepino, quiabo e tomate.

O engenheiro agrônomo orienta que os alimentos de safra mantêm seus nutrientes preservados, já que alguns nutrientes tendem a diminuir quando ficam muito tempo estocados como, por exemplo, a vitamina C e os carotenos. Para além disso, quando o alimento é produzido e colhido na época certa, atinge o seu ponto máximo de maturação. Dessa forma, o seu frescor é garantido e o seu sabor e aroma intensificados.

— O custo de produção de frutas, verduras e legumes da época tende a ser menor. Isso aumenta a disponibilidade para a comercialização, reduzindo assim o preço desses alimentos —  finaliza.

 

Crédito da Foto: Christyam de Lima Vênus – Assessoria de Imprensa e ComunicaçãoDenise Guerra – (37) 98417-1210Thamires Santos – (37) 98827-7731

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *