Da Redação
A Associação de Combate ao Câncer do Centro Oeste de Minas (Acom) realizou em parceria com a Universidade Federal São João Del Rei (UFSJ) Campus Dona Lindu, um mutirão de consultas dermatológicas. A ação foi realizada no Centro Oncológico da Acom, nesse sábado, e ao todo 17 pacientes, de Divinópolis e da região, foram atendidos. As médicas dermatologistas, Isabela Baeta, Carolina Penha e Ana Flávia Montenegro fizeram os atendimentos de forma voluntária, assim como os alunos de Medicina que fazem parte da “Liga de Dermatologia” da UFSJ.
Cada conduta foi feita de acordo com o quadro clínico do paciente. Durante o mutirão os pacientes que tiveram lesões suspeitas identificadas passaram por procedimentos cirúrgicos de retiradas, e todos que participaram da ação receberam as orientações devidas. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer da pele responde por 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil, sendo registrados a cada ano, cerca de 185 mil novos casos.
A dermatologista Isabela Baeta que liderou o mutirão, destaca o sucesso da ação, e ressalta que medidas como evitar a exposição excessiva ao sol e proteger a pele dos efeitos da radiação UV são as melhores estratégias para prevenir o melanoma e outros tipos de tumores cutâneos.
— A ação teve um resultado positivo, e nos remete sempre à prevenção. Como a incidência dos raios ultravioletas está cada vez mais agressiva em todo o planeta, as pessoas de todos os fototipos devem estar atentas e se protegerem quando expostas ao sol. Medidas simples, como usar chapéus, camisetas, óculos escuros e protetores solares. Cobrir as áreas expostas com roupas apropriadas como uma camisa de manga comprida, calças e um chapéu de abas largas. Evitar a exposição solar e permanecer na sombra entre 10h e 16 horas, usar filtros solares diariamente, e não somente em horários de lazer ou de diversão. Utilizar um produto que proteja contra radiação UVA e UVB e tenha um fator de proteção solar (FPS) 30, no mínimo, e reaplicar o produto a cada duas horas ou menos, nas atividades de lazer ao ar livre, fazem toda a diferença — reforça.