ABRAS e associações estaduais lançam Dia dos Supermercados para comemorar junto com os consumidores

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Lançamento acontece em 12 de novembro e será marcado por um dia de comemorações nos supermercados de todo o país

Da Redação

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) anunciou nesta semana a criação da mais nova data do calendário promocional brasileiro, o Dia dos Supermercados.

Sob o tema ‘Vamos comemorar juntos!”, o Dia dos Supermercados será celebrado anualmente em âmbito nacional todo segundo sábado de novembro, ocasião em que os supermercados irão oferecer, além de ofertas, ações comemorativas nas lojas espalhadas pelo país, que atendem diariamente 28 milhões de pessoas.

— Mais do que apenas um dia para lembrar dos supermercados, nasce também uma nova oportunidade para celebrarmos com o consumidor — afirma o presidente da Abras, João Galassi.

— Queremos que o dia 12 de novembro tenha o tamanho do setor, mesma grandiosidade, um presente aos consumidores — pontuou.

Para a Abras, a data tem potencial para se tornar um case brasileiro de sucesso.

— Foram muitos os desafios desde o lançamento da data, mas ao mesmo tempo, é sempre uma alegria constatar a parceria fundamental das Associações Estaduais, da rede de varejo e indústria e que estão com a gente para mais esta ação — disse Galassi.

Temos que parabenizar o presidente, João Galassi, pela brilhante ideia. O nosso setor é um dos mais fortes e representativos da economia nacional, e precisamos valorizá-lo ao nível do que representa — afirma o presidente da Associação Mineira de Supermercados (Amis), Alexandre Poni.

A criação dessa nova data do calendário promocional nos supermercados nos dá a oportunidade de aumentar as parcerias com nossos fornecedores, de promover uma aproximação ainda maior com nossos consumidores e de estabelecer essa marca de valorização do Dia Nacional dos Supermercados junto a toda a população, nas 10,7 mil lojas supermercadistas em Minas Gerais — completa.

A expectativa da Abras é que a adesão chegue a 50% dos supermercados e cresça nas edições futuras. No Brasil, atualmente, as datas de maior impacto para os supermercados são a Páscoa, o Dia das Mães e o Natal.

O Dia Nacional dos Supermercados é tradicionalmente celebrado pela Abras, que oferece um jantar de confraternização para celebração da amizade entre os empresários, executivos e fornecedores de diversas corporações e entidades. A intenção do encontro é demonstrar resultados, trocar informações com outros supermercadistas e buscar soluções para os principais desafios que se impõem ano a ano. A partir deste ano, a data passa a ter nova abrangência, sendo celebrada junto com os consumidores.

A Abras encerra o calendário de atividades de 2022 com o Dia dos Supermercados. Durante o ano, foram organizados cinco eventos principais.  O primeiro foi um jantar realizado em Nova York, nos Estados Unidos, durante o evento da NRF, maior feira de varejo e inovação do mundo. Na sequência, vieram o Smart Market (abril), o Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento – ESG (junho) e a Convenção Abras 2022 (setembro).

Dia Nacional dos Supermercados

No dia 12 de novembro de 1968 foi instituído o Dia Nacional do Supermercado como marco da aprovação da lei nº 7.208 que regulamentou a atividade supermercadista no Brasil. Nesse mesmo ano, foi fundada a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e, de lá para cá, a data passou a ser motivo de confraternização, homenagens a parceiros comerciais e de geração de mais negócios para o setor.

ABRAS

A Abras é representante máxima do setor de autosserviço alimentar – responsável pela comercialização de mais de 87% dos gêneros de consumo no País, com 92.588 lojas que empregam 3,1 milhões de colaboradores diretos e indiretos; o setor atende 28 milhões de consumidores diariamente e responde por 7,03% do PIB nacional.

O setor supermercadista mineiro 

Em Minas Gerais os supermercados operam 10,7 mil lojas e tem faturamento de R$ 63,4 bilhões. São 358,7 mil colaboradores empregados de forma direta, o que faz do setor um dos maiores geradores e empregos no estado, especialmente para a população jovem.   Em números de 2021, o setor representa 7,8% do PIB mineiro.

 

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