Da Redação
Durante a passagem pelo sistema MG-050/BR-265/BR-491, principal ligação entre Juatuba, na região metropolitana de Belo Horizonte, e São Sebastião do Paraíso, na divisa de Minas Gerais e São Paulo pela MG-050, o usuário pode contar com diversos suportes, equipe atenta e recursos mobilizados pela AB Nascentes das Gerais. Nosso atendimento está disponível 24 horas por dia, sete dias da semana, contando com praças de pedágio, atendimento aos usuários, balanças e recursos operacionais, dos quais incluem guinchos leves e pesados, veículos para inspeções de trafego, caminhão pipa e caminhão boiadeiro prontos para atender aos que trafegam nos aproximadamente 400 quilômetros de extensão da rodovia.
Para se ter uma ideia da estrutura e trabalho junto ao usuário na via, somente em 2020, foram realizados cerca de 28 mil atendimentos, ao longo do trecho concedido. Já a média de ocorrências diárias na pista aproximou dos 80 chamados. Muitos destes chamados foram para atender alguma pane seca, elétrica, e serviços médicos. Dentre as ocorrências mais comuns estão panes relacionadas à mecânica, 9.458 ocorrências e incidentes de pneus furados que totalizaram 1.673 chamados. Nestes atendimentos realizados na pista, a equipe atua auxiliando os usuários com sinalização do local, apoio com ferramentas ou remoção do veículo para um local seguro.
Para coordenar estas ações, o Centro de Controle e Operações (CCO) da AB Nascentes das Gerais, localizado em Divinópolis, possui profissionais responsáveis pela logística e coordenação dos recursos operacionais no atendimento aos usuários que podem solicitar apoio aos os olhos e ouvidos da rodovia. Estes profissionais têm o controle da estrada nas mãos. Para isso, utilizam monitores de vídeo que transmitem em tempo real as imagens