Da Redação
O deputado federal Domingos Sávio (PSDB/MG) será o vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária – FPA, para assuntos relacionados à Região Sudeste. A FPA reúne deputados e senadores com atuação pelo agro no Congresso Nacional e retomou os trabalhos presenciais em Brasília na manhã desta terça-feira, 02 de fevereiro.
Sávio irá liderar a defesa dos assuntos de interesse dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, com foco na valorização do produtor, no estímulo às cooperativas e no crescimento do setor. O parlamentar foi empossado para o biênio 2021-2022. Até 2020, o deputado compunha a Comissão de Defesa Agropecuária.
FIAgro e conectividade rural entre as prioridades da FPA em 2021
Entre as prioritárias legislativas da Frente Parlamentar para o ano de 2021, duas já movimentam os parlamentares.
A aprovação no Senado do FIAgro, Projeto de Lei que institui os Fundos de Investimentos para Agronegócio brasileiro e está sendo encarado como uma nova fonte de injeção de recursos para financiamentos com forte potencial de crescimento. A proposta já tem o aval favorável dos deputados federais.
A segunda é a conectividade rural. A Frente Parlamentar vai intensificar as cobranças junto ao Governo Federal pela agilidade na aprovação de proposta que tem como objetivo utilizar cerca de R$ 20 bilhões em recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST), atualmente vinculado à telefonia fixa, para estimular políticas governamentais de acesso à Internet entre as famílias de baixa renda e no campo.
A expectativa é que os investimentos permitam a instalação de 30 mil novas torres de transmissão de sinal de telefonia móvel e internet banda larga no Brasil, o que permitiria a integração de várias regiões e a modernização da produção agrícola, cada vez mais dependente da tecnologia.
Transmissão de liderança
O novo presidente da FPA será o deputado federal Sérgio Souza (MDB/PR), que assume a função no lugar do deputado Alceu Moreira (MDB/RS).