Profissionais da assistência do SAMU em Divinópolis tomam primeira dose da vacina Coronavac
Da Redação
Seguindo os critérios definidos pelo Ministério da Saúde, de neste primeiro momento serem vacinados os profissionais de saúde que atuam nos serviços de saúde público e privado, e idosos acima de 75 anos e pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência, como asilos e instituições psiquiátricas, na manhã desta quarta-feira, na Sede administrativa do CIS-URG Oeste, médicos, técnicos de enfermagem, condutores socorristas e enfermeiros, que são os profissionais que atuam no atendimento à população, receberam a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus.
Foram enviadas 85 doses da vacina para a imunização dos colaboradores da Central e uma equipe da secretaria municipal de saúde ficou à disposição para aplicação.
A primeira a ser imunizada foi a médica reguladora Dra. Dalila Faria, seguida pelo Condutor Socorrista, Ezequiel Ferreira.
— A vacina neste momento veio como um combustível pra gente seguir. É a esperança que está renovando em um momento que toda a equipe da linha de frente já está exausta, cansada, fadigada, com muita tensão física e mental. E foi muito gratificante ter sido a primeira a ser imunizada, representando todos os colegas do CIS-URG Oeste, que desde março têm executado com eficácia essa missão frente a esse desafio da pandemia — declara Dra. Dalila.
Os demais colaboradores do setor administrativo não serão imunizados nesta etapa.
— Neste momento a prioridade são os profissionais de saúde que estão na linha de frente. Em um outro momento, quando tiver mais vacinas, serão imunizados — explica José Marcio Zanardi, Secretário Executivo do CIS-URG.
Os nomes dos colaboradores das 22 bases descentralizadas do SAMU que ficam em outras cidades da região oeste já foram repassados para a secretaria municipal de saúde e os municípios ficarão responsáveis pela imunização.