Primeira divinopolitana é vacinada contra o coronavírus
Da Redação
Foi realizada, na tarde desta terça-feira, uma solenidade para marcar o início da vacinação contra o coronavírus em Divinópolis. A escolhida para receber a primeira dose foi Fernanda Cândida da Costa, técnica em enfermagem, 34 anos, que atua na UTI e enfermaria do Hospital de Campanha contra a Covid-19 em Divinópolis, desde o início de suas atividades. A primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Divinópolis foi aplicada pelo técnico de enfermagem Regiano Viana.
Neste momento solene, o prefeito Gleidson Azevedo fez um breve pronunciamento.
— Esse é um momento histórico que estamos vivendo com o início da vacinação em nosso município. Quero dar os parabéns para a Fernanda, que aqui representa todos os profissionais que atuam na linha de frente nos atendimentos aos pacientes com sintomas do Covid-19. Deixo aqui também meus sentimentos aos familiares das mais de 120 vítimas do coronavírus em Divinópolis — lembrou.
O presidente da Câmara Municipal, Eduardo Print Júnior, que atuou no Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Covid-19 em 2020, destacou a alegria deste ato. — Vivenciar esse momento magnífico é emocionante. Parabéns a todos os envolvidos para que pudéssemos chegar até este momento — salientou.
Para Fernanda esse é um momento marcante:
— Fico muito lisonjeada por ter sido a escolhida e quero agradecer aos gestores e todos os meus colegas de trabalho. Nós, profissionais da saúde, nos dedicamos, damos todo o nosso carinho para cuidar do outro, esse é o nosso trabalho. Todos os dias cuidamos das pessoas que nem sabem o nosso rosto, mas fazemos com amor, os profissionais de saúde são os heróis no anonimato — destacou.
A vice-prefeita e secretária de governo, Janete Aparecida, parabenizou a técnica de enfermagem.
— Fernanda, você hoje simboliza a esperança. Você representa cada cidadão de nossa cidade e todos os heróis que deram suas vidas para cuidar do próximo. Agradecemos a Deus e temos fé que essa vacina será a salvação nossa cidade, nosso país e todo o mundo — disse.
O secretário municipal de Saúde, Alan Rodrigo da Silva, parabenizou a equipe e lembrou que a luta continua. — Quero dar meus parabéns para toda equipe da Semusa que trabalhou todo o ano de 2020 no combate a esta doença, que se dedicaram com afinco até a chegada neste momento. Este é um frasco de esperança que traz uma infinidade de sentimentos. É amor, é cuidado. Mesmo com a chegada da vacina, peço que todos sejam enfermeiros consigo e com o próximo, cuidem-se e cuidem de todos ao seu redor. Esse é o começo, mas ainda temos uma batalha muito grande pela frente — detalhou.
Doses
O município de Divinópolis recebeu, nesta manhã, 7.258 doses, o suficiente para a vacinação de 3.629 pessoas do grupo prioritário, lembrando que são duas doses por pessoa. Estas doses contemplarão os profissionais que atendem diretamente aos pacientes com Covid-19 na Upa, em hospitais e em unidades de saúde.
A previsão é de que o município receba 21.322 doses para atendimento aos grupos prioritários e as doses serão enviadas em etapas. Seguindo orientações da Superintendência Estadual de Saúde (SES) os primeiros a receberem as doses da vacina serão os profissionais de saúde, seguidos das pessoas institucionalizadas acima de 60 anos e pessoas de 18 a 59 anos também institucionalizados, com deficiência.
Para acompanhar esse momento marcante e tão esperado por toda população, representantes de toda imprensa da cidade e alguns vereadores estiveram presentes.