Da Redação
Os 17 vereadores eleitos em Divinópolis e os 09 vereadores eleitos em São Gonçalo do Pará, nas eleições municipais deste ano, foram diplomados no início da noite de ontem, em solenidade realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) no Plenário da Câmara Municipal de Divinópolis (CMD).
Também foram diplomados o prefeito eleito de Divinópolis Gleidson Azevedo (PSC) e sua vice Janete Aparecida (PSC), o prefeito eleito de São Gonçalo do Pará Osvaldo Maia Zaquinha (Patriota) e seu vice Jairo Mota (Cidadania). A solenidade, que contou com a presença do Promotor de Justiça Eleitoral, Marco Antônio Costa e da Chefe de Cartório, Cíntia Faria de Oliveira Greco, foi presidida pelo juiz Francisco de Assis Corrêa, da 102.ª Zona Eleitoral e pela Juíza Lucinalva Ferraz dos Santos, da 103.ª Zona Eleitoral.
A diplomação dos eleitos é prevista na legislação eleitoral e o diploma, documento oficial emitido pelo TRE-MG, é a condição para a posse no próximo ano. No diploma, além do nome do candidato, consta a indicação da legenda partidária ou coligação pela qual o eleito concorreu ao cargo.
Na 25.ª Legislatura, que começa no dia 1° de janeiro de 2021, a Câmara Municipal de Divinópolis terá 11 novos vereadores. Dos parlamentares da atual legislatura, seis foram reeleitos. Os vereadores que receberam maior número de votos foram Lohanna França (Cidadania), Eduardo Azevedo (PSC), Josafá Anderson (Cidadania) e Roger Viegas (Republicanos).
Prefeito eleito faz discurso emocionado
Na solenidade, foi destacado pelos presentes a importância do fortalecimento da democracia, do diálogo e o papel da Justiça Eleitoral. O prefeito eleito Gleidson Azevedo (PSC) se emocionou, durante seu discurso, ao lembrar do apoio dos familiares durante o período eleitoral. Ele afirmou que uma vez diplomado e empossado se tornará um empregado do povo e que irá lutar para corrigir desigualdades que por muitos anos prejudicam os divinopolitanos e o desenvolvimento da cidade.
A Juíza Lucinalva Ferraz dos Santos, da 103.ª Zona Eleitoral. que presidiu a solenidade, falou sobre o papel da Justiça Eleitoral e destacou a tranquilidade e a segurança com que transcorreu o processo eleitoral neste ano. Para ela, em meio a questionamentos sobre a lisura das eleições e críticas sobre demora da entrega dos resultados, a cada eleição ocorreu em um momento de aperfeiçoamento da democracia brasileira e os servidores da Justiça Eleitoral tiveram papel fundamental no transcorrer nas eleições.
O Promotor de Justiça Eleitoral, Marco Antônio Costa disse ser importante e fundamental que os eleitos se conscientizarem de que “estão” representantes do povo e que a busca pelo interesse coletivo, totalmente acima dos interesses particulares e pessoais, deve guiar pelos quatro anos a frente, diuturnamente, a jornada de trabalho de cada um.
Foto e texto por Diretoria de Comunicação (Dircom)