Corpo de homem encontrado na rua Pitangui é identificado pela Assistência Social
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semds), informa que através do trabalho da equipe de Assistência Social, foi possível identificar um homem que, anteriormente, havia sido encontrado sem documentos e em situação de rua. O usuário havia sido atendido e acompanhado pelo serviço especializado de abordagem social, sendo encaminhado para o Cadastro Único e a emissão de documentos.
Após a solicitação da Polícia Civil para colaborar na identificação do corpo, a equipe de Assistência Social reconheceu o usuário por meio dos registros no prontuário de atendimento. Imediatamente, os profissionais entraram em contato com os familiares e informaram à Polícia Civil sobre os documentos do homem.
A equipe de abordagem social atendia o usuário diariamente nas ruas, na área do bairro Bom Pastor, buscando sensibilizá-lo e encaminhá-lo para os serviços municipais. Embora tenha sido acolhido na Casa de Passagem por um curto período, ele não permaneceu e preferiu continuar em situação de rua, sendo acompanhado pela equipe durante esse tempo.
O usuário também recusou o retorno à sua cidade natal, mas recebeu auxílio para emitir a segunda via de sua certidão de nascimento e agendar a emissão de documentos. Apesar da dependência do álcool e da resistência ao tratamento, a equipe continuou os esforços para apoiá-lo.
O caso reforça a importância do trabalho social na garantia de direitos e na preservação da dignidade humana.