Iniciativa patrocinada pela Cemig promove formação técnica para desenvolvimento de projetos no setor cultural em Divinópolis

0
5ef12745-1ad8-42ed-ba3d-2bfa5675155f

Inscrições para o Projeta Cultura são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 5/1
O Projeta Cultura, iniciativa que visa formar habilidades no desenvolvimento técnico e estratégico de projetos culturais, está com inscrições abertas no município de Divinópolis. O projeto – patrocinado pela Cemig por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e realizado pelo Instituto Vivas – tem o objetivo de capacitar aqueles que buscam expandir a atuação no setor cultural e aprimorar habilidades no desenvolvimento de projetos culturais. As inscrições podem ser realizadas gratuitamente, até o próximo dia 5/1, pelo endereço linktr.ee/projeta_cultura. As aulas serão ministradas nos meses de janeiro e fevereiro de 2025.

O Projeta Cultura promove formação e capacitação em cidades do interior de Minas Gerais, com oficinas voltadas para quem busca uma trajetória de sucesso no setor cultural. O intuito é aperfeiçoar habilidades dos participantes, para que possam fomentar a cultura em suas comunidades. A ação visa levar mais oportunidades de capacitação e conhecimento para o interior do estado e criar uma rede de profissionalização do setor cultural, promovendo desenvolvimento sustentável por meio da inovação, da economia criativa e da democratização do acesso à cultura.

A diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Cemig, Cristiana Kumaira, destaca a relevância do projeto ao levar, para o interior do estado, encontros de formação para produtores culturais e proponentes, ampliando o alcance da arte em Minas Gerais.

— Como a maior incentivadora da cultura no estado, a Cemig busca, além de patrocinar a realização das atrações culturais, promover a capacitação de quem pensa e faz a cultura, de maneira a fortalecer ainda mais o setor. Ao proporcionar oficinas como essas, queremos contribuir para a profissionalização dos agentes culturais, reforçando essa rede de atuação — explica.

A coordenadora pedagógica do projeto, Lena Cunha, acrescenta que a circulação do Projeta Cultura pelo interior é um caminho para o desenvolvimento local.

— A realização de oficinas voltadas para capacitar pessoas que atuam no campo da cultura é uma possibilidade real de transformações positivas e necessárias diante dos diversos desafios que precisamos enfrentar, que exigem uma formação mais qualificada e profissional no campo da cultura — comenta.

 

Trajetória do projeto

 

Na primeira etapa do Projeta Cultura, que aconteceu nos meses de maio e junho de 2024, foram realizadas seis oficinas gratuitas nas áreas de Fotografia, Poesia e Design, Dança e Audiovisual, proporcionando um intercâmbio de conhecimentos entre professores e alunos e capacitando técnica e artisticamente os participantes. Ao final, 52 participantes foram certificados e a iniciativa promoveu um evento para prestigiar as obras produzidas pelos alunos que concluíram a atividade formativa.

O Projeta Cultura já passou pelos municípios de Nova Lima, Sabará, Santa Luzia, Betim e Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e segue agora para o interior do estado, nos municípios de Divinópolis, Araguari, Juiz de Fora e Uberaba. Em 2025, o projeto será levado, ainda, às cidades de Três Marias e Pirapora.

 

Sobre as oficinas

 

Com foco na formação e no fortalecimento da economia criativa, o Projeta Cultura oferece duas oficinas: “Elaboração de Projetos Culturais” e “Inteligência Artificial para Elaboração de Projetos Culturais”. Além das oficinas, o projeto prevê uma webserie educativa, complementada por material didático que aprofunda as discussões sobre a proposição de projetos para a Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. O material servirá como apoio contínuo para participantes e interessados no tema.

 

Elaboração de Projetos Culturais – Carga horária: 12 horas/aula

 

Apresentação de técnicas para elaboração, planejamento e desenvolvimento de projetos culturais, abordando suas fases e despesas. Pretende-se trabalhar de forma a permitir a inscrição de projetos culturais em diferentes editais de fomento, como Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, Lei Federal de Incentivo à Cultura, Editais Funarte, Lei Paulo Gustavo e Lei Aldir Blanc.

 

Inteligência Artificial para a Elaboração de Projetos Culturais – Carga horária: 12 horas/aula

 

A oficina explora as aplicações da Inteligência Artificial na escrita criativa. Os participantes terão a oportunidade de aprender conceitos básicos de IA e como utilizar ferramentas para impulsionar sua criatividade na elaboração de projetos culturais, desde a geração de ideias até a forma final, passando pela estruturação, revisão e tradução de textos. A oficina também discutirá as limitações do ChatGPT e as estratégias para criar comandos eficazes a partir de dicas e exemplos simples e acessíveis.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *