General Braga Netto é preso pela PF
Foto Isac Nóbrega/PR
Da redação
Foi preso neste sábado (14), o ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto, também ex-vice de Jair Bolsonaro na chapa de 2022. Braga Netto é alvo do inquérito do golpe durante esta manhã. A PF faz buscas na casa dele e cumpre mandados judiciais, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), por obstrução à Justiça, relacionada a investigados no inquérito que apurou a tentativa de golpe de Estado para impedir a posse do governo legitimamente eleito em 2022.
As informações são da CNN, durante a manhã deste sábado. O ex-ministro se encontra na sede da Polícia Federal do Rio de Janeiro fazendo corpo de delito e a tendência é que seja encaminhado para a sede do Comando Militar do Leste também na capital fluminense, onde foi preso.
Braga Netto é general da reserva do Exército, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa do governo Bolsonaro e candidato a vice na chama que perdeu a eleição de 2022. Medidas estão sendo cumpridas nas cidades do Rio de Janeiro e Brasília, com o apoio do Exército Brasileiro. Estão sendo cumpridos um mandado de prisão preventiva, dois mandados de busca e apreensão e uma cautelar diversa da prisão contra indivíduos que estariam atrapalhando a livre produção de provas durante a instrução processual penal.
De acordo com a PF, as medidas judiciais pretendem evitar a reiteração das ações ilícitas.
Tentativa de golpe de Estado
Vale destacar, que em novembro deste ano, a Polícia Federal indiciou Braga Netto, o ex-presidente Jair Bolsonaro e o ex-ajudante de ordens tenente-coronel Mauro Cid por tentativa de golpe de Estado.
Também estavam na lista os ex-ministros do governo Bolsonaro, ex-comandantes do Exército e da Marinha, militares e ex-assessores do ex-presidente. Todas foram indiciadas pela Polícia Federal pelos crimes de abolição violenta do estado democrático de direito, golpe de Estado e organização criminosa.
Fonte : Rádio Itatiaia