O que é a nuvem orográfica, que cobriu a serra do Curral, em BH, nesta quarta
Nuvem orográfica na manhã desta quarta-feira na Serra do Curral
Foto : Arquivo pessoal
Da Redação
A Serra do Curral, cartão-postal de Belo Horizonte, amanheceu coberta por uma nuvem densa nesta quarta-feira (6 de novembro). O formato, que lembra uma cascata ou até uma onda, é chamado na meteorologia de nuvem orográfica.
A orografia é, basicamente, o ar quente e úmido que é forçado a subir uma montanha, formando estas nuvens que acompanham toda a serra. Esse fenômeno ocorre quando a umidade do ar encontra um obstáculo, o que provoca a condensação do vapor de água e a formação de nuvens escuras e densas.
A formação de nuvens orográficas é resultado do resfriamento adiabático do ar, que ocorre quando a massa de ar é forçada a subir. À medida que a massa de ar ganha altitude, ela esfria e a umidade relativa pode chegar a 100%, o que cria nuvens e, em algumas situações, até a chuva.
O fenômeno da orografia é comum nesta época do ano por conta da umidade do ar. Atualmente, Minas Gerais tem tempo instável devido ao padrão dos ventos em níveis médio e alto da atmosfera, ao alto teor de umidade e o calor combinação típica da época da estação da primavera e que induz o aumento de nuvens e chuva. Todo esse quadro de instabilidade no tempo deve persistir nos próximos cinco dias, pelo menos, em grande parte do Estado.
Fonte : Jornal O Tempo