Da Redação
Entre os convocados, Guilherme Arana, do Atlético, retorna à Seleção após ter se recuperado de lesão que o impediu de participar dos jogos de outubro. Outro retorno importante é o do atacante Vinícius Júnior, do Real Madrid, que também ficou fora das partidas contra Chile e Peru devido a um problema no ombro.
A grande novidade da convocação é o zagueiro Murillo, do Nottingham Forest, na Inglaterra. O jovem de 22 anos, ex-Corinthians, terá a oportunidade de atuar ao lado de veteranos como Éder Militão, Marquinhos e Gabriel Magalhães.
O atacante Estêvão, do Palmeiras, também foi convocado após se recuperar de uma lesão que o deixou de fora da última lista. Por outro lado, Endrick, do Real Madrid, e Gabriel Martinelli, do Arsenal, não foram convocados. A dupla do Botafogo, Igor Jesus e Luiz Henrique, continua na equipe.
— Dentro de um grupo de cerca de cinquenta nomes, fizemos uma avaliação cuidadosa para selecionar os jogadores que enfrentarão dois desafios difíceis. O momento exige cautela, estamos em uma situação delicada na tabela, e faremos o possível para nos aproximar das primeiras posições — afirmou Dorival.
Após a vitória sobre o Peru por 4 a 0 em 15 de outubro, o Brasil ocupa atualmente a quarta colocação nas Eliminatórias, com 16 pontos. A Argentina lidera com 22 pontos, e os seis primeiros colocados ao final das 18 rodadas garantirão a classificação para a Copa do Mundo de 2026, que será realizada nos Estados Unidos, México e Canadá.
Neymar segue fora
A comissão técnica decidiu não convocar Neymar, que fez sua reestreia pelo Al Hilal, da Arábia Saudita, no dia 21 de outubro, após 369 dias se recuperando de uma grave lesão no joelho. Ele atuou por 29 minutos em uma partida da Liga dos Campeões da Ásia. A decisão de não convocá-lo se deu pela necessidade de mais ritmo de jogo e pela avaliação de que a viagem ao Brasil poderia prejudicar sua recuperação.
Neymar, que dificilmente seria titular nesta convocação, deverá ser reintegrado ao time para os jogos em março de 2025, quando o Brasil enfrentará a Colômbia em casa e visitará a Argentina.
Lista de Convocados
Goleiros
– Bento (Al-Nassr, Arábia Saudita)
– Ederson (Manchester City, Inglaterra)
– Weverton (Palmeiras)
Laterais
– Danilo (Juventus, Itália)
– Vanderson (Mônaco, França)
– Guilherme Arana (Atlético)
– Abner Vinícius (Lyon, França)
Zagueiros
– Murillo (Nottingham Forest, Inglaterra)
– Gabriel Magalhães (Arsenal, Inglaterra)
– Marquinhos (PSG, França)
– Éder Militão (Real Madrid, Espanha)
Meio-campistas
– André (Wolverhampton, Inglaterra)
– Andreas Pereira (Fulham, Inglaterra)
– Gerson (Flamengo)
– Bruno Guimarães (Newcastle, Inglaterra)
– Lucas Paquetá (West Ham, Inglaterra)
Atacantes
– Estêvão (Palmeiras)
– Igor Jesus (Botafogo)
– Rodrygo (Real Madrid, Espanha)
– Savinho (Manchester City, Inglaterra)
– Vinícius Júnior (Real Madrid, Espanha)
– Luiz Henrique (Botafogo)
– Raphinha (Barcelona, Espanha)
Logística para os Jogos
A Seleção se apresentará em Belém antes de viajar para Maturín, com a partida contra a Venezuela no dia 14 de novembro. Os treinos ocorrerão no Estádio Mangueirão, onde o Brasil já teve uma vitória expressiva nas Eliminatórias. Após o confronto, a equipe seguirá para Salvador, onde enfrentará o Uruguai no dia 19 de novembro. Os horários dos treinos na capital baiana ainda serão anunciados.