Superminas – Empresários  apostam em demanda 7,3% maior no fim de ano

0
5739801e-70fb-45d5-82d9-9b4a2811efc4

Presidente da Amis, Alexandre Poni e o Presidente Executivo da Amis, Antônio Claret Nametala

 

 

Por Jorge Guimarães

 

Teve início na última terça e vai até esta quinta, a 36ª edição da SuperMinas Food Show,  realizada em Belo Horizonte, no Expominas, onde o varejo supermercadista e a indústria fornecedora de Minas Gerais e do Brasil participam de um megaencontro para atualização profissional, networking, negócios e muitas novidades em produtos, serviços e tecnologias.

 

Evento

 

A Superminas é organizada pela Associação Mineira de Supermercados (Amis) e tem apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG). Várias outras entidades empresariais e governamentais participam do evento como patrocinadoras ou expositoras.

Na mais recente edição, em outubro de 2023, a Superminas reuniu 580 empresas. O público foi de 60,6 mil participantes, com destaque para a presença de diretores e compradores do varejo alimentar. Os negócios a partir do evento foram de R$ 2,5 bilhões.  

O varejo alimentar, notadamente representado por supermercados, atacarejos, minimercados, padarias, mercearias e comércios congêneres, atrai a atenção da indústria alimentícia, de equipamentos e máquinas e de tecnologias, com a presença dos maiores fornecedores regionais, nacionais e mundiais do setor. 

 

Lançamentos 

 

A Superminas também é a principal feira do varejo supermercadista brasileiro realizada no segundo semestre, exatamente, no período em que os supermercadistas estão fazendo suas compras visando a atender as demandas ocasionadas pelo período natalino e todo o final de ano. A feira é, portanto, uma vitrine propícia para lançamentos de produtos, serviços e tecnologias para atender o varejo.   

 

Uma das novidades  

 

O evento teve mais uma grande novidade neste ano. É o pavilhão “Vem de Minas”, que conta com o apoio de importantes instituições. O objetivo é apresentar e valorizar ainda mais a qualidade e a diversidade do que é produzido em todas as regiões do estado, ressaltando, assim, a diversidade da produção genuinamente mineira de diversos segmentos.  

São produtos que não só “vem de Minas”, mas tem também o papel de “vender Minas”, por serem “a cara” da gastronomia, das tradições e cultura do estado. 

O espaço, além de expositores com esse perfil de negócios, tem também um estande da Ceasaminas, que representa um dos maiores entrepostos do Brasil, oferecendo oportunidades para negócios de todos os portes de empresas, e da Faemg/Senar, que representa os produtores rurais mineiros.

 

Empreendimentos familiares 

 

A feira abriu espaço também para empreendimentos familiares por meio de dois projetos. Um deles é o Circuito Mineiro de Oportunidade e Negócios (CMON), voltado para a promoção de acesso de empreendedores a mercados, que visa aproximar e inserir os pequenos negócios como agricultura familiar; associações; cooperativas e pequenas indústrias, do setor supermercadista e do varejo em geral para realização de negócios, num total de 45 empreendimentos.

 

Recolhimento de ICMS 

 

Em ambiente voltado para negócios, com promoções e condições especiais de pagamento, preparado pelos expositores, o evento tem mais um incentivo às negociações. É o prazo especial para recolhimento de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A pedido da Amis, a Secretaria Estadual da Fazenda, concedeu o prazo até 8 de dezembro para recolhimento do imposto. Ou seja, os impostos sobre negócios realizados no evento que deveriam ser recolhidos até dia 8 de novembro, ganham mais um mês de prazo.

 

Pesquisa

 

Comemorações em famílias, festividades de final de ano e as tradições dos mineiros. É acreditando nisso que o setor supermercadista se prepara, cada vez mais, para atender o cliente em todas as suas ocasiões de compra para o período de fim de ano. A constatação está numa pesquisa feita pela Amis e divulgada na última terça-feira, na abertura do evento.

As maiores apostas são nos itens típicos do período, como aves, frutas secas, panetones e vinhos. É a época do ano com a maior demanda no setor e que impulsiona o crescimento de todas as seções. Apostando nessa tendência, os supermercadistas pesquisados preveem crescimento de 7,3% na sazonalidade deste ano em relação ao mesmo período do ano passado.

 

Serviços ao cliente

 

Os empresários esperam mudanças de comportamento do consumidor e buscam oferecer uma experiência de compra adequada à demanda, por exemplo, a oferta de soluções prontas. Na avaliação de alguns supermercadistas, uma parcela dos consumidores está disposta a levar mais praticidade nessas ocasiões, em vez de ter trabalho na cozinha. 

 

Empregos temporários

 

A sazonalidade de fim de ano é para os supermercados também o período de reforçar o quadro de colaboradores, seja para atender o aumento da demanda, ou aqueles talentos que se destacarem e se interessarem, para compor o quadro fixo no ano seguinte. É pensando nisso que boa parte das empresas abre a contratação de trabalhadores temporários nesta época.

De acordo com a pesquisa da Amis, cerca de 7.920 novos postos de trabalho temporário estão previstos no setor.

Segundo a entidade, é uma forma de as empresas abrirem espaço para novos talentos e de o colaborador, em muitos casos ainda sem experiência profissional, conhecer o setor, onde pode fazer carreira.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *