Começa nesta terça-feira, 22, o maior evento supermercadista de Minas Gerais
Da Redação
Nos dias 22, 23 e 24 de outubro, Belo Horizonte recebe um megaevento de atualização profissional, networking, negócios e muitas novidades em produtos, serviços e tecnologias. É a 36ª edição da Superminas Food Show (Superminas 2024), que será realizada no Expominas (avenida Amazonas, 6.200).
Evento
A Superminas é organizada pela Associação Mineira de Supermercados (Amis) e tem apoiodo Governo de Minas, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG)e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-MG). Várias outras entidades empresariais e governamentais também participam do evento como patrocinadoras ou expositoras.
Na mais recente edição, em outubro de 2023, a Superminas reuniu 580 empresas expositoras ou patrocinadoras. O público foi de 60,6 mil participantes, com destaque para a presença de diretores e compradores do varejo alimentar. Os negócios a partir do evento foram de R$ 2,5 bilhões.
O varejo alimentar, notadamente representado por supermercados, atacarejos, minimercados, padarias, mercearias e comércios congêneres, atrai a atenção da indústria alimentícia, de equipamentos e máquinas e de tecnologias, com a presença dos maiores fornecedores regionais, nacionais e mundiais do setor.
Lançamentos
A Superminas é a principal feira do varejo supermercadista brasileiro realizada no segundo semestre, exatamente, no período em que os supermercadistas estão fazendo suas compras visando a atender as demandas ocasionadas pelo período natalino e todo o final de ano. A feira é, portanto, uma vitrine propícia para lançamentos de produtos, serviços e tecnologias para atender o varejo.
Vem de Minas é uma das novidades
A Superminas Food Show terá mais uma grande novidade neste ano. É o pavilhão “Vem de Minas”, que conta com o apoio da Sede-MG e Sebrae-MG e outras importantes instituições como a Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia (Faemg),/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Centrais de Abastecimento de Minas Gerais S.A (Ceasaminas). O objetivo é apresentar e valorizar ainda mais a qualidade e a diversidade do que é produzido em todas as regiões do estado, ressaltando, assim, a diversidade da produção genuinamente mineira de diversos segmentos.
São produtos que não só “vem de Minas”, mas tem também o papel de “vender Minas”, por serem “a cara” da gastronomia, das tradições e cultura do estado. O novo nome, Vem de Minas, reflete não apenas a mudança da marca em si, mas o compromisso com a identidade e a produção mineira.
O espaço, além de expositores com esse perfil de negócios, terá também um estande da Ceasaminas, que representa um dos maiores entrepostos do Brasil, oferecendo oportunidades para negócios de todos os portes de empresas, e da Faemg/Senar, que representa os produtores rurais mineiros e promove a valorização dos produtos do campo; a capacitação profissional e promoção do agronegócio de Minas Gerais.
Empreendimentos familiares
Mesmo com a sua grandiosidade, com presença de várias companhias estaduais, nacionais e mundiais, a Superminas abre espaço também para empreendimentos familiares por meio de dois projetos. Um deles é o Circuito Mineiro de Oportunidade e Negócios (CMON), voltado para a promoção de acesso de empreendedores a mercados, que visa aproximar e inserir os pequenos negócios como agricultura familiar; associações; cooperativas e pequenas indústrias, do setor supermercadista e do varejo em geral para realização de negócios.
Num total de 45 empreendimentos, eles têm um espaço exclusivo dentro da área de feira, reservado para esse contato com compradores do varejo e para troca de experiências, possibilitando a oportunidade de negociar a aquisição de produtos exclusivos, que vêm de pequenos empreendedores familiares. A organização e realização do CMON é uma parceria da Amis, do Sebrae-MG e da Sede-MG. Além da exposição, serão promovidas “rodadas de negócios” organizadas e conduzidas pelo Sebrae-MG.
Outro projeto de apoio aos empreendimentos familiares é o Origem Minas, iniciativa também do Sebrae MG, que prepara as pequenas empresas mineiras para terem produtos de qualidade no mercado, preservando a tradição de mineiridade.
Rodada de Negócios: novidade
As rodadas de negócios são organizadas pelo SEBRAE-MG também de modo extensivo a todos os expositores da Superminas. Gera-se, assim, oportunidades para o varejista conhecer produtos, fazer negócios e estabelecer contatos com fornecedores de todos os portes e perfis de produtos, serviços e tecnologias.
Para esta rodada aberta a todos os expositores, a adesão deverá ser confirmada com antecedência junto ao Sebrae-MG. Os meios de contatos são: sebraenegocios1@sebraemg.com.bre pelo telefone: 31 9 99772-2765.
Congresso debate momento e tendências
Com destaque para a palestra do professor, escritor, historiador e um dos grandes pensadores brasileiros da atualidade Leandro Karnal; nos auditórios, uma rica programação com próximo de 80 atrações como palestras, fóruns, oficinas e talk shows. São apresentações de lideranças do varejo supermercadistas e especialistas, que antecipam os debates sobre tendências, transformações e os principais temas que impactam diariamente a operação e estratégias do setor supermercadista. Além disso, debatem também temas como novas tecnologias, hábitos dos consumidores, sustentabilidade, prevenção de perdas.
Ação social
Durante a Superminas, é realizada também uma ação social de recolhimento de donativos, principalmente alimentos, que são destinados ao programa Mesa Brasil. Esse trabalho é realizado pelo Sistema Fecomércio/Sesc em parceria com o Programa Vida, que cuida das ações sociais da Amis.
Recolhimento de ICMS com prazos especiais
Em ambiente voltado para negócios, com promoções e condições especiais de pagamento, preparado pelos expositores, a 36ª edição do Congresso e Feira Supermercadista e da Panificação (Superminas 2024), dias 22 a 24 de outubro, no Expominas, em Belo Horizonte, têm mais um incentivo às negociações. É o prazo especial para recolhimento de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
A pedido da Associação Mineira de Supermercados (Amis), a Secretaria Estadual da Fazenda, concedeu o prazo até 8 de dezembro para recolhimento do ICMS. Ou seja, os impostos sobre negócios realizados no evento que deveriam ser recolhidos até dia 8 de novembro, ganham mais um mês de prazo, com a concessão do benefício.
A Resolução número 5.837, publicada no dia 9 de outubro, no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, dispõe sobre a indicação da 36ª Superminas.
O prazo especial para recolhimento aplica-se somente ao ICMS relativo às operações entre contribuintes e promovidas até o mês subsequente ao do encerramento da feira.
Para validar as negociações durante a Superminas não é necessário ter um representante da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais. O contribuinte remetente da mercadoria (vendedor) e o comprador, em relação aos negócios firmados ou iniciados durante o evento, devem seguir algumas condições previstas na resolução, que entrou em vigor na data da publicação (9 de outubro de 2024).
Fonte : Associação Mineira de Supermercados (Amis)