Da Redação
Foi realizada nesta sexta-feira (11), pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), a solenidade de entrada dos juízes reclides José do Pinho Rezende e Mauro Riuji Yamane como convocados na 2ª instância. A solenidade foi presidida pelo presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Júnior e
Nesta sexta-feira (11), o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, liderou a cerimônia de posse dos juízes Areclides José do Pinho Rezende e Mauro Riuji Yamane como convocados para atuação temporária na 2ª Instância.
O juiz Areclides Rezende, titular da 10ª Vara Criminal de Belo Horizonte, foi designado para integrar a 9ª Câmara Criminal Especializada, em substituição ao desembargador Caetano Levi, aposentado recentemente. Já o juiz Mauro Yamane, titular da 2ª Vara Criminal de Divinópolis, atuará na 1ª Câmara Criminal, substituindo temporariamente o desembargador Edison Feital Leite, que está em licença.
Durante a solenidade, o presidente do TJMG destacou a importância das nomeações para o andamento eficiente das atividades judiciais nas Câmaras Criminais. “Temos uma grande demanda processual nas Câmaras Criminais, e qualquer vacância pode atrasar a prestação jurisdicional. Os novos colegas contribuirão para a celeridade da jurisdição criminal, ainda que temporariamente”, afirmou.
Com 33 anos de carreira, Areclides Rezende ingressou no TJMG em 1997 e acumula experiência como promotor de Justiça no Espírito Santo e como juiz eleitoral em várias cidades mineiras. Atualmente, ele é titular da 10ª Vara Criminal de Belo Horizonte. “É uma honra receber essa convocação e estou pronto para o desafio”, disse o magistrado.
Formado pela USP, Mauro Yamane tem 31 anos de atuação na magistratura mineira e vasta experiência na 2ª Vara Criminal de Divinópolis, onde está desde 1998. Ele também é coordenador da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) para a região Centro-Oeste. “Esse é um momento especial na minha trajetória e fico honrado por poder contribuir ao lado de colegas que admiro”, declarou.
Além do presidente do TJMG, estiveram presentes na cerimônia outras autoridades do Tribunal, entre elas o 1º vice-presidente, desembargador Marcos Lincoln dos Santos, e o desembargador José Luiz de Moura Faleiros, presidente da 1ª Câmara Criminal e superintendente do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF).