Energia solar por assinatura democratiza acesso à fonte renovável
Foto : Divulgação / AXS Energia
Mecanismo resulta em uma redução de até 10% no preço pago pelos consumidores na conta de luz, além de contribuir com a redução do impacto ambiental
Da Redação
De acordo com dados recentes da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a energia solar já ocupa o segundo lugar entre as maiores fontes de energia do país e vem ganhando espaço não apenas pela economia, mas pela sustentabilidade. Por ser renovável e limpa, é uma geração aliada no combate e na mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.
Segundo o Ministério de Minas e Energia, o país bateu o recorde de expansão da fonte solar no ano passado, com acréscimo de 3 Gigawatts à matriz energética brasileira, contra os 2,5 Gigawatts registrados em 2022. Da capacidade total acrescentada em 2023, 43,9% é proveniente da geração de energia fotovoltaica. No entanto, apesar do cenário positivo para o setor, o preço de um sistema residencial típico de 4 kWp custa, em média, R$ 14.700 (R$ 3,68/Wp), um valor inacessível à maioria da população brasileira.
Energia solar por assinatura
A AXS Energia oferece aos consumidores residenciais e comerciais a energia solar por assinatura. O cliente contrata o serviço e se torna beneficiário de uma parcela das usinas construídas pela empresa. Depois, a energia gerada pela cota é convertida em créditos que serão abatidos na conta de luz de quem assinou pelo serviço, conforme Resolução Normativa 1000/2021 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e na Lei 14.300/2022.
Ao optar pela modalidade, o cliente não precisa fazer nenhum investimento inicial ou alteração na infraestrutura de sua residência. A energia consumida continuará sendo entregue pela distribuidora local.
— O objetivo é oferecer aos usuários a oportunidade de utilizar a energia solar de forma descomplicada e mais econômica sem a necessidade de instalação de equipamentos — conta o CEO da AXS Energia, Rodolfo Pinto.
— Ao aderirem ao serviço, eles substituem o pagamento da tarifa de energia elétrica por uma mensalidade — explica.
Disponível para municípios
Levantamento da Absolar também mostra que o serviço de assinatura de energia solar está disponível em 1,1 mil municípios brasileiros, em todos os estados, e é utilizado por cerca de 300 mil imóveis.
— A energia solar por assinatura representa um avanço crucial no setor energético brasileiro. Com esse modelo, estamos não apenas facilitando o acesso à energia renovável, mas também contribuindo significativamente para a luta contra as mudanças climáticas — destaca.
Investimentos
A AXS Energia planeja investir até o final de 2024 cerca de 1,8 bilhão de reais na implementação de 112 usinas fotovoltaicas no Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Mato Grosso, onde a empresa opera atualmente. Esta iniciativa não apenas reduzirá os custos de energia aos consumidores, mas também terá um impacto positivo no meio ambiente, diminuindo as emissões de carbono e promovendo práticas sustentáveis.