Recursos são provenientes do Programa de Eficiência Energética da Cemig e têm como objetivo promover a redução do desperdício de energia
Da Redação
A Cemig e o Complexo de Saúde São João de Deus, localizado em Divinópolis, celebraram a inauguração simbólica de uma autoclave (capacidade de 370 litros). O equipamento antigo deu lugar a uma máquina mais moderna e eficiente, sendo os recursos da substituição oriundos do Cemig nos Hospitais, uma iniciativa do Programa de Eficiência Energética da companhia, que tem como objetivo apoiar a sociedade mineira na redução do desperdício de energia elétrica.
Foram investidos cerca de R$ 497 mil com a aquisição do equipamento, serviços de instalação, adequação do ambiente para o recebimento da autoclave e o descarte ambientalmente correto do equipamento anterior. A autoclave, vale lembrar, tem como função a esterilização de equipamentos hospitalares e cirúrgicos, sendo vital para a rotina do Complexo de Saúde.
De acordo com o analista de eficiência energética da Cemig, Neander Lima, a nova autoclave é um equipamento de alta performance, com controles precisos que atendem às atuais exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Além disso, a máquina é acompanhada de outras facilidades, como portas automáticas, programação de ciclos de esterilização e barreira sanitária.
— O novo equipamento permite, ainda, que outros materiais imprescindíveis para a segurança do paciente possam ser esterilizados, como vidraria laboratorial, acessórios de laboratório, balões volumétricos, tubos de ensaio, instrumentos cirúrgicos e leite materno — explica Lima.
Economia de energia e de custos de manutenção
Em termos de eficiência energética, a nova autoclave resultará em uma redução de consumo médio de 52,27 MWh/ano. Essa economia de energia e de custos com a fatura de energia é também um dos objetivos do Programa de Eficiência Energética da Cemig, principalmente quando considerado o consumo elevado que uma instituição de saúde demanda. Além disso, o hospital terá menos custos com manutenções da autoclave ao longo de sua vida útil, por se tratar de um equipamento mais eficiente e moderno.
Como resultados, os recursos financeiros economizados podem ser revertidos em melhorias no atendimento à população ou demandas antigas.
Programa de Eficiência Energética
O Programa de Eficiência Energética da Cemig é regulado pela Aneel e tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância do uso seguro e eficiente da energia elétrica, principalmente nos tempos atuais, em que as mudanças climáticas trazem cada vez mais desafios à humanidade. Em mais de 25 anos de existência, o PEE da Cemig já investiu mais de R$ 1 bilhão em todos os 774 municípios da área de concessão da companhia.
Para se ter uma ideia da relevância do Programa, em todo esse tempo ele já foi responsável pela economia de 7.423 giga whats-hora (GWh), energia suficiente para abastecer, durante um ano, cerca de 3,5 milhões de clientes. Outro dado importante é que, no período de 25 anos, a companhia contribuiu para que 520 mil toneladas de CO2 não fossem liberadas na atmosfera. Em uma leitura mais prática, o valor é equivalente ao carbono absorvido por 3,7 milhões de árvores da mata atlântica em 20 anos.