Da Redação
Foi realizada na manhã desta sexta-feira (17), em Divinópolis, a Caminhada Todos Contra a Pedofilia. A concentração aconteceu na praça da Catedral, com o trajeto sendo realizado até a praça do Santuário.
Como em todas as edições, os participantes foram convidados a usarem a camisa da campanha, blusa preta ou qualquer outra alusiva à essa proteção. Todo o dinheiro arrecadado com as blusas foi doado para ONG’s que ajudam as famílias vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
O evento contou ainda com a presença de representantes de entidades de classe, instituições, alunos de faculdades, forças policiais, além de organizações, apoiando a caminhada e a luta contra a pedofilia. A ocasião contou também com secretários municipais, diversos vereadores, além da presença dos deputados estaduais Eduardo Azevedo e Lohanna França.
O coordenador do Movimento Todos contra a Pedofilia, o promotor de Justiça, Carlos José e Silva Fortes (Cazé), reforçou os cuidados com as crianças.
— Não toleramos violência contra as crianças, vamos prevenir, vamos denunciar, vamos proteger! Todo dia é dia de prevenção e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A segurança das crianças é prioridade todos os dias — comentou.
A vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida, ressaltou a importância de movimentos como este.
— Este enfrentamento, em que fazemos com que todos tornem alertas pelos fim da exploração sexual de crianças e adolescentes, é uma luta conjunta. Todos os poderes precisam estar reunidos, para proteger aquele que não dá conta de ter voz e de ter força para lutar por si só. Essa caminhada faz parte da história de Divinópolis e reverbera em todo o Brasil — afirmou.
O prefeito Gleidson Azevedo reforçou o papel da Prefeitura na luta contra a pedofilia.
— Primeiramente, quero dar os parabéns ao promotor Cazé, por mais um ano de movimento e por este projeto contra a pedofilia. Podem ter certeza que o Executivo Municipal sempre apoiará esta causa para proteger as nossas crianças — destacou.
A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) esteve presente acompanhando os jovens aprendizes atendidos, além dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. A equipe técnica dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) também esteve no evento.
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) também esteve presente com seus representantes. Centenas de alunos de escolas municipais, estaduais e particulares também desfilaram com diversos cartazes contendo a temática, e participaram do concurso de cartazes promovido pela Faculdade Anhanguera.
A Secretaria Municipal de Trânsito, Segurança Pública e Mobilidade Urbana (Settrans) foi a responsável pelos desvios, fechamento de cruzamentos das ruas por onde a caminhada passou, além de reservar as vagas de estacionamento para ônibus de embarque e desembarque dos alunos das escolas participantes.
Servidores da Secretaria Municipal de Esportes e Juventude (Semej) apoiaram o evento, e auxiliaram guiando os participantes pelas ruas. Representantes da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) também prestigiaram a caminhada. No final, a banda da Polícia Militar foi convidada a tocar diversas músicas, emocionando a todos, e o bispo Dom Geovane realizou uma oração, em prol de todas as crianças e adolescentes.
Para lutar em prol da vida, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é destinado à memória de Araceli Cabrera Sánchez Crespo, menina de oito anos de idade violentada e morta no dia 18 de maio de 1973, em Vitória, Espírito Santo. Em Divinópolis, cidade onde nasceu o movimento, foi aprovada este ano a lei que cria o dia municipal voltado a essa conscientização.