Sobe para 9 o número de mortes em terremoto em Taiwan, o mais forte em 25 anos
Foto : Imagens /AFP
Da Redação
- O terremoto mais forte registrado em Taiwan nos últimos 25 anos, com magnitude 7,4
- Segundo autoridades, 77 pessoas ficaram presas em túneis e nos escombros
- Após o tremor, alertas para risco de tsunami foram emitidos para o Japão e as Filipinas
- O terremoto também foi sentido em Xangai
Um terremoto de magnitude 7,4 atingiu Taiwan, na manhã desta quarta-feira (3), pelo horário local e até agora nove pessoas morreram e mais de 700 ficaram feridas. O epicentro, o condado de Hualien, foi o mais atingido, com cerca de 300 mil pessoas. Alertas de risco de tsunami foram emitidos para o Japão e as Filipinas.
Segundo autoridades locais, mais de 100 edifícios foram danificados ou desabaram. Em imagens que circulam nas redes sociais, é possível ver diversos prédios completamente destruídos, carros e estabelecimentos aparecem balançando.
As sete mortes aconteceram no condado de Hualien, o ponto mais próximo ao epicentro do terremoto. O Corpo de Bombeiros informou que centenas de pessoas ficaram feridas, sem especificar a gravidade.
“Tudo tremeu de maneira violenta. Os quadros na parede, a televisão e o armário de bebidas caíram”, declarou um morador da cidade Hualien ao canal local SET TV.
De acordo com a Agência Nacional de Incêndios de Taiwan (NFA), cerca de 60 das 77 pessoas ficaram presas em um túnel, o Jinwen, no norte de Hualien.
Leia mais: Vídeo: Terremoto é registrado em Taiwan e Japão emite alerta de tsunami
Segundo a Agência Meteorológica do Japão, próximo a Taiwan, nas últimas horas, pelo menos 4 tremores com magnitude acima de 5,0 foram sentidas nas horas seguintes ao terremoto.
O terremoto mais forte em 25 anos
Em setembro de 1999, um terremoto de 7,6 graus de magnitude matou quase 2.400 pessoas em Taiwan, no desastre natural com o maior número de vítimas na história do território.
A presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, determinou a coordenação entre as agências locais e centrais. Também anunciou o apoio do Exército aos trabalhos de resgate e ajuda.
Fonte : Rádio Itatiaia