Inhame colabora para a recuperação mais rápida da dengue

0
Inhame

 

 


Foto: Christyam de Lima

 

Da Redação

 

Diante da epidemia de dengue, com milhares de pessoas em recuperação da doença, o reforço na ingestão de determinados alimentos pode colaborar para a melhora mais rápida do organismo. O inhame ou também chamado de cará ou taro, é um rico tubérculo e pode fazer muita diferença para o sistema imune. O inhame ou cará, como conhecido na região nordeste, possui forma mais alongada parecido com a mandioca. Já o inhame ou taro, como conhecido na região sudeste, possui forma arredondada e mais arroxeado, parecido com a batata, porém, mais peludo. Ambos contêm em sua composição vitamina C, vitaminas do complexo B, fibras e proteínas que são nutrientes importantes que, juntamente com outros alimentos, poderão compor um arsenal de ingredientes para promover saúde.

De acordo com a nutricionista e professora do curso de Nutrição da Faculdade Una – Integrante do Ecossistema Ânima, Jeannine Carla Antunes, o inhame contribui para o fortalecimento do sistema imunológico e possui efeito positivo para auxiliar no combate à dengue.

— Na nutrição existem várias estratégias que se utilizadas com parcimônia e prescritas por um profissional habilitado podem contribuir para o fortalecimento do sistema imune. Comer inhame com frequência é um aliado poderoso, mas um alimento sozinho não consegue fazer mágica ou milagre. É imprescindível manter uma alimentação diversificada e com qualidade nutricional — destaca.

Em 2010, um grupo de pesquisadores do curso de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais concluiu que consumir inhame três vezes por semana produz efeitos satisfatórios e ingerindo o alimento durante 30 dias aumenta os níveis de estrógeno. O inhame possui a diosgenina, substância similar ao estrógeno humano, que atua como ingrediente importante para mulheres no período da menopausa. Indica-se o uso cozido, porque ele possui o ácido oxálico que pode interferir na absorção de alguns nutrientes. Outro ponto importante que reforça a indicação do cozimento é que em algumas qualidades, como o taro, por ser mais peludinho, possui uma quantidade maior de ácido oxálico que pode causar alergias em pessoas que já apresentam sensibilidade.

O sistema imunológico é a defesa do corpo humano. A Organização Mundial da Saúde define saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de doenças”. Por isso, promover estratégias para manter o sistema imunológico fortalecido deve ser um dos pilares para o profissional de saúde. Buscar ajuda do nutricionista é imprescindível para adequar a alimentação e consequentemente proporcionar uma boa nutrição e recuperação da saúde.

 

Sobre a Una

 

Com mais de 60 anos de tradição em ensino superior, o Centro Universitário Una, que integra o Ecossistema Ânima – maior e mais inovador ecossistema de qualidade de ensino do Brasil, oferece mais de 130 opções de cursos de graduação. Foi destaque na edição 2022 do Guia da Faculdade, iniciativa da Quero Educação com o jornal ‘O Estado de São Paulo’, com diversos cursos estrelados em 4 e 5 estrelas. A instituição preza pela qualidade acadêmica e oferece projetos de extensão universitária que reforçam seus pilares de inclusão, acessibilidade e empregabilidade, além de infraestrutura e laboratórios de ponta, corpo docente altamente qualificado e projeto acadêmico diferenciado com uso de metodologias ativas de ensino. A Una também contribui para democratização do Ensino Superior ao disponibilizar uma oferta de cursos digitais com diversos polos de educação.

 

Vênus – Assessoria, Comunicação e Marketing
Denise Guerra – (37) 98417-1210
Thamires Santos – (37) 98827-7731

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *