Confira algumas dicas para melhorar a relação com o dinheiro e conseguir atingir os objetivos
Da Redação
O prazo para pagamento da 2ª parcela do 13º salário termina amanhã, dia 20, e com um dinheiro extra na conta, é hora de tomar uma decisão que pode ser fundamental para começar 2024 com equilíbrio: pagar contas, poupar, gastar ou investir?
É comum, nesse período, que as pessoas façam uma análise de seus sonhos e metas para o próximo ano. O problema é que muita gente esquece de pensar na saúde financeira, e muitos desses sonhos ficam pelo caminho.
Guardar sementes de romã na carteira, usar cor amarela e dourada, são algumas simpatias para atrair dinheiro no próximo ano, mas se não houver uma boa organização financeira, o ano passa e a situação continua: muita vontade de realizar, porém com os mesmos desafios financeiros.
A Administradora, Especialista em Controladoria Financeira e professora da Faculdade UNA – Integrante do Ecossistema Ânima, Pâmella Pugas, orienta que o primeiro passo é entender o atual momento financeiro. “Como estão as finanças? Estão em ordem, precisam de ajustes ou dívidas se acumularam? Apenas dessa maneira será viável elaborar um plano para alcançar os objetivos e estimar o tempo necessário para realização”.
Feita essa avaliação, é hora de planejar. Algumas dicas são importantes para quem está no vermelho:
– Faça um levantamento das dívidas: Liste todas as dívidas, incluindo valores, vencimentos, credores e taxas de juros. Pode ser até mesmo em um caderninho de anotações, o importante é ter uma visão clara da sua situação.
– Gere renda extra e/ou use o 13º salário e bônus para pagar dívidas: Considere outras fontes de renda adicional para acelerar o pagamento das dívidas e, ao receber valores extras, destine uma parte para quitar dívidas em vez de gastá-los em compras não essenciais.
– Reduza despesas e evite contrair novas dívidas: Identifique áreas onde é possível economizar, como cortar gastos supérfluos ou renegociar contratos. Não se esqueça de controlar os impulsos de compra e evite usar cartões de crédito ou fazer empréstimos enquanto estiver pagando as dívidas.
– Crie um controle para acompanhar receitas e despesas: Inclua as despesas essenciais, para controlar gastos e direcionar dinheiro para o pagamento das dívidas. Identifique as dívidas com taxas de juros mais altas e foque nelas primeiro para minimizar o acúmulo de juros.
– Crie um fundo de emergência: Após quitar as dívidas, comece a construir um fundo de emergência para evitar futuros endividamentos.
Agora, se suas finanças estão em ordem, e as dívidas controladas, confira essas dicas para começar bem o ano:
– Revise e atualize seu orçamento: Verifique suas despesas e receitas para garantir que tudo está alinhado com seus objetivos financeiros para o próximo ano.
– Estabeleça metas financeiras claras: Defina objetivos específicos para poupança, investimento ou outras prioridades financeiras para o ano. Construa uma reserva financeira para imprevistos, geralmente equivalente a pelo menos três a seis meses de despesas.
– Automatize suas finanças: Configure pagamentos automáticos, investimentos regulares e contribuições para aposentadoria para simplificar sua vida financeira.
– Recompense-se: Reserve um espaço no orçamento para pequenos luxos ou experiências que tragam alegria, mas sem comprometer suas finanças.
– Prepare-se para mudanças na vida: planeje grandes sonhos, como casamento, filhos ou mudança de carreira, e prepare-se financeiramente para eles.
Cuidar das finanças é um passo crucial para transformar sonhos em realidade.
— Se você se encontra em um momento com dívidas, a chave está na organização e no controle. Por outro lado, se suas finanças estão em ordem, é hora de planejar e alcançar novos objetivos. Ao implementar essas estratégias, você estará construindo um alicerce financeiro sólido, capaz de suportar suas aspirações e desejos para o próximo ano e para seu futuro — finaliza Pâmella Pugas.
Sobre a UNA
Com mais de 60 anos de tradição em ensino superior, o Centro Universitário Una, que integra o Ecossistema Ânima – maior e mais inovador ecossistema de qualidade de ensino do Brasil, oferece mais de 130 opções de cursos de graduação. Foi destaque na edição 2022 do Guia da Faculdade, iniciativa da Quero Educação com o jornal ‘O Estado de São Paulo’, com diversos cursos estrelados em 4 e 5 estrelas. A instituição preza pela qualidade acadêmica e oferece projetos de extensão universitária que reforçam seus pilares de inclusão, acessibilidade e empregabilidade, além de infraestrutura e laboratórios de ponta, corpo docente altamente qualificado e projeto acadêmico diferenciado com uso de metodologias ativas de ensino. A Una também contribui para democratização do Ensino Superior ao disponibilizar uma oferta de cursos digitais com diversos polos de educação.