Programa de voluntariado da Cemig beneficia cerca de 800 pessoas durante o Dia V
Foto : Divulgação/Cemig
Ação, realizada em comemoração ao Dia Nacional do Voluntariado, atende moradores da região do Isidoro, em BH, e de outras cidades de Minas
Da Redação
Na semana em que se comemora o Dia Nacional do Voluntariado, voluntários do grupo Cemig estiveram presentes na Escola Municipal Professor Daniel Alvarenga, na Vila Zilah Sposito, em Belo Horizonte, para mais uma edição do Dia V. A unidade escolar esteve de portas abertas, no último final de semana, e recebeu os integrantes do programa de voluntariado da Companhia. No lugar dos tradicionais conteúdos escolares, as salas de aula e o pátio da unidade serviram de espaço para a realização de uma série de atividades, beneficiando cerca de 800 moradores da região do Isidoro, na capital mineira.
A diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Cemig, Cristiana Kumaira, ressaltou o trabalho social executado e o compromisso da Companhia no desenvolvimento de iniciativas como essa.
— O programa de voluntariado da Cemig integra as práticas de promoção ESG realizadas pela empresa. Anualmente, várias ações nessa perspectiva são feitas, e o Dia V é uma delas. A finalidade do programa é estimular e difundir a solidariedade e o trabalho voluntário entre os colaboradores, de maneira a potencializar as ações de cidadania participativa e de transformação social — disse.
Ela realçou, também, o comprometimento e o envolvimento das equipes da Cemig e dos parceiros com o programa.
— É muito gratificante ver o empenho e o trabalho de todos os colaboradores com essa ação. Cerca de 90 voluntários atuaram no Dia V, beneficiando, aproximadamente, 800 pessoas. Nosso objetivo é ampliar cada vez mais o número de atendidos nos próximos anos — destacou.
Serviços e atividades
O Dia V foi uma realização da Cemig e das empresas do grupo, como Cemig SIM, Gasmig, Cemig Saúde e Forluz, com o apoio de vários parceiros na capital e no interior. Voltada para a mobilização e incentivo ao desenvolvimento de ações solidárias, a iniciativa ofereceu, neste ano, serviços de beleza, atendimento de saúde e jurídico, práticas de lazer voltadas para as crianças, além de outras atividades. Entre os muitos serviços que foram oferecidos estavam corte de cabelo, barbearia, esmaltação e confecção de tranças. Além disso, o evento teve oficina de colorir, brinquedos e distribuição de pipoca e algodão doce para as crianças.
No atendimento voltado para a saúde, os presentes contaram com atendimento oftalmológico, aferição de pressão e glicemia, orientações e cuidados com a saúde bucal. O evento também ofereceu bazar solidário, oficina de educação ambiental e doação de mudas, orientação para construção de currículo, orientações de segurança com a rede elétrica, troca de lâmpadas antigas por lâmpadas de LED e informações sobre o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), entre outros.
A moradora da ocupação Rosa Leão, Charlene Cristiane, agradeceu a realização da iniciativa e enfatizou a ajuda que a ação proporcionou à população da região.
— Vocês não têm noção do quanto isso é importante. Você vê o sorriso das crianças. Os moradores se sentindo participantes e pertencentes à cidade de Belo Horizonte como cidadãos. Que tenhamos mais eventos assim. O povo precisa disso — afirmou.
O gerente de Sustentabilidade da Cemig, Adiéliton Galvão, enfatizou o impacto positivo da experiência e falou da alegria em participar desse momento:
— O nosso objetivo com essa ação foi proporcionar aos moradores das ocupações Rosa Leão e Helena Greco acesso a um conjunto de atividades que poderiam contribuir de alguma forma para a melhoria da qualidade de vida deles. Foi uma oportunidade única que nos permitiu doar algumas horas do nosso tempo e participar dessa mobilização social. No final, todos nós somos beneficiados com essa prática — pontuou.
Dia V Cemig no interior
Além do trabalho desenvolvido na capital mineira, voluntários da Cemig também se mobilizaram e realizaram ações em cidades de diferentes regiões do estado, em comemoração ao Dia Nacional do Voluntariado. Uma campanha arrecadou fraldas geriátricas e produtos de higiene pessoal que estão sendo doados aos idosos assistidos em lares de longa permanência de municípios como Pouso Alegre, Montes Claros e Divinópolis. Em Varginha, no Sul de Minas, a entrega dos materiais será feita, nesta quinta-feira (31/08), no Lar São Vicente de Paulo.
Programa de Voluntariado Cemig
O voluntariado empresarial é uma iniciativa de responsabilidade social das empresas que visa incentivar e apoiar ações voluntárias de seus profissionais em benefício da sociedade. Nesse contexto, a Cemig conta com o Programa Você – Voluntariado Cemig, que engloba diversas iniciativas que buscam promover o envolvimento dos seus colaboradores com esse propósito, de maneira a proporcionar o desenvolvimento humano e contribuir com o bem-estar das comunidades onde atua. O “Dia V” é uma dessas atividades que fazem parte do programa. Desde 2001, essa ação ocorre em comemoração do Dia Nacional do Voluntariado, sempre no último domingo do mês de agosto.