Da Redação

 

A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), realizará a 9ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais – Caminhos Gerais: Itinerários e rotas do Patrimônio Cultural Mineiro.

De 21 de agosto a 19 de setembro, acontecerá a exposição: “Caminhos e olhares estrangeiros”. O evento exibirá 15 fotografias selecionadas do acervo de fotografias de Halim Souki sobre a cidade de Divinópolis, privilegiando aquelas que retratam cenas urbanas relacionadas às festas e as celebrações religiosas populares.

Cada fotografia será acompanhada de uma descrição minuciosa buscando provocar o visitante a refletir sobre a presença e a importância das festas religiosas e populares para a população da cidade, bem como sobre as transformações do município ao longo do tempo.

O evento acontecerá no Arquivo Público Municipal, que fica localizado na Praça Pedro X Gontijo, n° 21, Centro. A atividade será aberta para estudantes da educação básica e do ensino superior e público em geral e ficará em exposição de 8h às 17h.

Na quarta-feira (23/8), das 17h30 às 19h30, acontece a reunião com o tema: “Caminhos ancestrais e Caminhos dos sabores”, que contará com uma roda de conversa com lideranças e mestres de saberes tradicionais mediada por estudantes e pesquisadores. A intenção é promover uma troca de conhecimentos populares sobre plantas medicinais e plantas alimentícias não convencionais (PANCS).

O público alvo são estudantes, professores, técnicos administrativos e trabalhadores terceirizados da instituição de ensino superior; militantes do Movimento Negro, membros do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural. O evento acontecerá na Universidade Federal de São João Del Rei – Campus Centro-Oeste Dona Lindu, localizada na rua Sebastião Gonçalves Coelho, n° 400, no bairro Chanadour.

No dia 24 de agosto, das 19h às 22h30, será tratado o tema: “Caminhos e olhares estrangeiros e Caminhos de religiosidades”, que contará com uma oficina de leitura de trechos de algumas das cartas escritas por Frei Bernardino Leers às lideranças comunitárias e às professoras da zona rural de Divinópolis nas décadas de 1960 e 1970. O encontro será realizado na Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), localizada avenida Paraná, n° 3001, bairro Jardim Belvedere I. O evento busca beneficiar estudantes dos cursos de Serviço Social, História e Pedagogia da Uemg.

A Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais busca mobilizar municípios, entidades e agentes culturais para a realização de atividades que sensibilizem a sociedade para a promoção, valorização e preservação do patrimônio cultural. Realizada bienalmente nos anos ímpares, a Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais integra a programação do Dia do Patrimônio e incentiva o desenvolvimento de diversas atividades destinadas a todos os perfis de público e faixas etárias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *