Da Redação

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo de Divinópolis (Semdes), informa sobre o andamento da homologação do Papi no Aeroporto Regional Brigadeiro Antônio Cabral. A instalação do Papi faz parte do cronograma de ações solicitadas pela companhia Azul para operações dos voos comerciais no aeroporto de Divinópolis.O Papi trata-se de um equipamento instalado ao lado da pista, composto por luzes brancas e vermelhas, que indicam aos pilotos em aproximação uma rampa de descida para pousar com segurança na pista de um aeroporto. Quanto mais luzes vermelhas indica que a aeronave está mais baixa e quanto mais luzes brancas, mais alto ela está. Quando se está na rampa certa, o número de luzes vermelhas e brancas são iguais.Na tarde desta terça feira (8/8), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo (Semdes), recebeu do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) – Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Espaço Aéreo, o Documento de Conformidade do Processo (DCOPI), o qual teve seu parecer favorável para prosseguimento do processo de instalação dos auxílios a navegação aérea.Para o Município é um grande avanço, pois o processo de implantação foi composto de vários processos e, dentre eles, a contratação de empresa especializada para elaborar os projetos básicos; envio dos projetos básicos para aprovação da Secretaria de Aviação Civil; Processo Licitatório para contratação de empresa para fornecimento e instalação de PAPI e elaboração dos projetos executivos.A diretora de Operações, Transporte e Infraestrutura da Semdes, Graciela Caputo, informa que, as próximas etapas da homologação é o “ground check”, teste realizado no solo pela equipe do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta) que integra o Departamento do Espaço Aéreo (DECEA). Logo depois a equipe do Grupo Especial de Inspeção de Voo (GEIV), realizará o “fly check”, que é a etapa final do processo de homologação. Um voo de verificação realizado para se certificar que estejam dentro das tolerâncias previstas, permitindo uma operação segura, findando assim, o processo de homologação do PAPI.

 

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