Ex-ministro Paulo Haddad ministra palestra para empresários na Prefeitura
Da Redação
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo (Semdes), em parceria com o Sebrae Minas, realizou na manhã desta quarta-feira (15/2), uma palestra e roda de conversa com empresários, ministrada pelo professor e ex-ministro Paulo Haddad.
Paulo Haddad é economista e especialista em planejamento econômico, possui uma longa jornada no ramo. Sua trajetória passa pela República Federativa do Brasil, como ministro da Fazenda e do Planejamento em 1992 a 1993, professor aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais, dentre outras diversas vivências no mundo da economia.
A Roda de Conversa teve como objetivo discutir sobre o desenvolvimento econômico regional, cenário macroeconômico do Brasil e sobre as tendências de mercado e inovação para a indústria, a fim de promover desenvolvimento econômico sustentável.
Luiz Angelo Gonçalves, secretário de Desenvolvimento Econômico, comentou apresentou ao palestrante o perfil econômico de Divinópolis.
— A economia é muito diversificada aqui na cidade. Temos alguns arranjos produtivos locais característicos como a confecção, fundição e siderúrgica. Agora, com um índice de concentração elevado temos também o setor da saúde, que passará a crescer ainda mais com o término da construção do hospital regional. Tivemos um saldo positivo de 1.019 empresas na cidade e 6.300 novos empregos gerados nos últimos dois anos. Através destes dados é possível notar esse crescimento econômico dentro do nosso município — ressaltou.
Janete Aparecida, vice-prefeita e secretária de Governo, agradeceu a presença de Paulo Haddad no evento.
— Todos nós que estamos aqui hoje, secretários municipais e empresários, somos admiradores do seu trabalho, seu caráter, conhecimento e compromisso. Agradecemos muito ao senhor por ter aceito o convite do nosso município de Divinópolis para estar aqui hoje dividindo seus conhecimentos conosco — declarou.
Durante sua explanação, Paulo Haddad, abordou diversos temas como a importância de ouvir a comunidade local, de definir as estratégias e a diferenciação dos seus produtos e/ou serviços, gerar diversificação de produtos, sobre a importância de incluir a diversidade de pessoas que a empresa pode atender, além de oferecer produtos com sustentabilidade.
— Os empresários devem lembrar que, quando uma empresa está entrando na decadência, precisa de uma estratégia de diferenciação. Algo que a faça sair da estagnação. Um aspecto importante para criar riquezas é o inconformismo, nunca parar de evoluir — salientou.
Denis Magela, consultor de Negócios do Sebrae, comentou sobre a expectativa da parceria com a Prefeitura na realização de projetos em prol do desenvolvimento econômico da cidade.
— A gente quer mais, tem novos projetos que estamos preparando para vocês, principalmente porque Divinópolis necessita disso, então vamos pensar em ações de desenvolvimento econômicas, de educação empreendedora e muito mais — finalizou.