Lagoa da Prata passa a contar com atendimento de uma Unidade de Suporte Avançado do SAMU
Da Redação
Foi realizado hoje, às 16 horas, na base descentralizada do SAMU em Lagoa da Prata, localizada na Rua Bela Vista, a cerimônia de inauguração dos atendimentos da Unidade de Suporte Avançado (USA) no município.
Neste tipo de ambulância a equipe é composta por um condutor socorrista, um enfermeiro e um médico e nela contém equipamentos e medicamentos que a tornam uma UTI móvel. Um dos equipamentos destaque é o ultrassom, que permite o médico avaliar se a vítima teve uma lesão mais grave e a encaminhar para o hospital ainda mais adequado para a continuidade do atendimento. Já na parte dos medicamentos, o destaque é para o tenecteplase, que atua na dissolução de um trombo ou coágulo sanguíneo, usado para tratar infarto.
A ambulância que vai ficar em Lagoa da Prata foi disponibilizada pelo CIS-URG e já tem autorização e convênio para custeio junto ao Governo de Minas. Vai atuar juntamente com Unidade de Suporte Básico (USB) que atende o município e cidades vizinhas desde junho de 2017, início do funcionamento do SAMU na região oeste.
— Agradecemos ao Secretário de Saúde Fábio Baccheretti, e à Ana Elisa Fonseca, Coordenadora de Urgências e Emergências da SES/MG, pois a chegada desta unidade era um desejo antigo do prefeito Di-Gianne que, juntamente conosco, trabalhou incansavelmente para realizá-lo. Vai contribuir muito para atendimento da demanda em Lagoa da Prata e cidades próximas, que antes, principalmente quando precisavam de transferência ou atendimento de uma ocorrência mais grave, geralmente eram empenhadas as USAs de Luz e Formiga — comenta José Marcio Zanardi, Secretário Executivo do CIS-URG.