Simulado salvamento de pessoas em águas rápidas
Da Redação
Hoje (29), por volta das 9h30m os militares do Corpo de Bombeiros Militar de Divinópolis, em conjunto com o SAMU, Defesa Civil, Settrans e Polícia Militar foi realizada uma simulação de salvamento aquático em águas rápidas.
O objetivo do treinamento foi testar o tempo-resposta do atendimento em ocorrências envolvendo riscos hidrológicos (cheias, enchentes, enxurradas, etc), disseminar a cultura preventiva nos pontos de maior risco e demonstrar a coordenação, distribuição de ação, recursos logísticos e melhores técnicas a serem empregadas em ocorrências no rio Itapecerica.
Para a logoistica do simulado foram utilizados drones e binóculos para monitoramento aéreo e terrestre do deslocamento da vítima, militares trajados para salvamento aquático munidos de sacos de arremesso e flutuadores de resgate. Além disso, foram usados dois resgaste de suporte básico (Bombeiros e SAMU), um resgate de suporte avançado para atendimento médico pré-hospitalar e viaturas dos demais orgaõs para controlar trânsito local, evacuar populares em caso de risco e realizar o controle de cena.