Coisas do Campo é lançado com ótima aceitação do público
Elena Martins e Irajá Nogueira
Projeto oferece produtos do campo por meio do instagram para que os produtores rurais comercializem seus produtos
Por Jorge Guimarães
Na noite da última quinta-feira, ocorreu o lançamento do projeto Coisas do Campo, numa parceria entre o Sindicato Rural de Divinópolis com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) Minas, vinculada à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg). Na oportunidade estiverem presentes 13 produtores rurais que expuseram seus produtos e já começaram a comercializa – los através da página no instagram ,Coisas do Campo Divi (@coisas_do_campodiv) • Fotos e vídeos do Instagram.
A ideia inicial foi do presidente do Sindicato Rural, Irajá Nogueira, que enxergou a necessidade do produtor de comercializar e expor seus produtos.
— Hoje com o mundo virtual, o produtor rural também tem que adequar. Então para essa moçada, que fez o curso do Senar e tem uma qualidade muito grande e fazendo uns produtos diferenciados, surgiu a ideia no Sindicato da gente fazer alguma coisa para trabalhar no virtual. De início pensou-se num site e depois vimos que a ferramenta de hoje é o instagram. Assim todos aderiram e eu coloquei uma funcionária do sindicato para gerenciar para eles e o projeto vai andando. E este evento foi uma forma de divulgar, foi muito bem aceito, e já estamos pensando em fazer, de vez enquanto, um evento desse para vendas. Pois daqueles que estavam lá naquela noite já saíram com muitos pedidos e eu acho que tem tudo para dar certo com essa venda virtual — avaliou o presidente, Irajá Nogueira.
Coisas do Campo
O Coisas do Campo oferece produtos do campo por meio de um espaço coletivo para que os produtores rurais comercializem seus produtos. Viabilizando o acesso da população urbana a produtos e alimentos frescos, saudáveis e nutritivos, direto do campo.
— A ideia veio de um grupo de produtores rurais afiliados ao Sindicato Rural de Divinópolis, que defende os interesses da classe ruralista, seja ela dos trabalhadores ou dos empregadores, e ganhou força com o apoio do presidente da entidade, Irajá Nogueira. Temos uma parceria com o Senar Minas, vinculada à Faemg, que realiza cursos de qualificação e treinamentos para os seus associados e comunidade — detalhou a mobilizadora do Sistema Faemg/Senar, Elena Martins.
Modelo
O projeto é um modelo de negócio baseado na economia colaborativa como uma alternativa para pequenos e médios produtores rurais. O Coisas do Campo oferece produtos do campo por meio de formas de compartilhamento no lugar da compra. Funciona como um espaço coletivo para que produtores rurais comercializem seus produtos da horticultura e pecuária. Viabilizamos o acesso da população urbana à produtos e alimentos frescos, saudáveis e nutritivos, direto do campo.
E dentre os presentes a reportagem ouviu a história de superação da Renata Silva Rezende, que é uma das participantes do Coisas do Campo.
— Meu nome é Renata Silva, somos da Comunidade Nossa Senhora da Conceição, tenho problema visual, tendo somente 10% da visão. E o Senar me deu a oportunidade de estar apreendendo e ensinando a meus filhos a trabalhar em casa. Então eu passo o que eu aprendi no Senar para os meus filhos, que são um de 12 e outro de 9 anos. Assim eles trabalham comigo em casa, eles me ajudam na pesagem, na embalagem, a vender. E hoje estamos nessa caminhada junto ao Senar, produzindo nossos produtos que são a bolachinha de amendoim e a broinha de fubá, que é minha especialidade mesmo. E já estamos estudando em como ampliar nossa linha de produtos, para poder tem um mix maior para poder oferecer aos nossos clientes. Os contatos podem ser feitos pelo instagram www.instagram.com/renata.rezende.9081 e pelo whatsapp (37) 9.9861-5552, e fazemos entregas também. — definiu Renata.