Gerdau e Senai formam 21 alunos no curso de Qualificação Mecânica de Manutenção Industrial em Divinópolis
Da Redação
Para aumentar a empregabilidade e acelerar a qualificação profissional em Divinópolis, a Gerdau, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), formaram, ontem (23/08), 21 alunos pela 2ª edição do programa Aprimorar. Para celebrar a formatura, foi realizada uma solenidade no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) do município. O evento contou com a presença das instituições envolvidas no programa, autoridades, alunos e comunidade em geral.
Totalmente gratuito, o curso foi desenvolvido ao longo de 345 horas, distribuídas em três meses. Os alunos passaram por aulas presenciais teóricas e práticas de Qualificação Mecânica de Manutenção Industrial. A formação contou com a qualidade dos treinamentos industriais do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).
Destes 21 alunos, mais da metade está em vias de ser contratada pela Gerdau. De acordo com Tiago Mascarenhas, gerente Executivo da Gerdau em Divinópolis, as efetivações na empresa demonstram a necessidade por mão de obra qualificada. — Existe uma grande demanda por profissionais capacitados na indústria da região. E, ao mesmo tempo, existe a vontade das pessoas em evoluir na carreira. Desta forma, estamos bem alinhados ao propósito de garantir desenvolvimento social através da preparação profissional da comunidade local. Com certeza, estes profissionais terão mais oportunidades de moldar o próprio futuro, um benefício que soma a todos — disse.
Até o momento, mais de 120 pessoas se inscreveram nos cursos de capacitação Aprimorar em Divinópolis e Ouro Branco, cidades que servem de piloto para a iniciativa. A primeira turma em Divinópolis contou com 68% de aproveitamento na usina da Gerdau no município. Mais de 1.200 pessoas se inscreveram, dado que demonstra a necessidade de ampliação do programa e a vontade da comunidade em se qualificar.
Sobre a Gerdau
Com 121 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Além disso, possui uma divisão de novos negócios, a Gerdau Next, com o objetivo de empreender em segmentos adjacentes ao aço. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em 9 países e conta com mais de 36 mil colaboradores diretos e indiretos em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: 71% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 11 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 250 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,90 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,89 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,83 t de CO₂e por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3), Nova Iorque (NYSE) e Madri (Latibex).